17 de novembro de 2017

Nova Ubiratã em Mato Grosso realiza evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Nova Ubiratã realiza 1º evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Fotografia:Divulgação

Mesmo se tratando de crime federal a intolerância e o racismo, geralmente praticado contra pessoas negras, tem se tornado cada dia mais comum. Isso graças ao ressurgimento de grupos extremistas e segregacionistas presentes nas mais variadas regiões do país.

Para barrar tais práticas delituosas, entidades filantrópicas e o setor público tem se mobilizado em campanhas e ações preventivas. Como por exemplo o Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20 (segunda-feira).

Uma dessas ações vem de Nova Ubiratã, município com pouco mais de 12 habitantes, e que neste sábado (18) realiza o 1º Negritude.

Promovido pela prefeitura do município, com apoio de moradores e da iniciativa privada, o evento tem início ás 7h com a “Marcha Negritude” que tem como  ponto de partida a Praça da Fé, área central.

“Apesar de ser um assunto discutido mundialmente, a sociedade ainda encontra dificuldades em falar sobre o racismo. Eu mesmo já fui vitima deste crime (....) pra mim é muito importante estar á frente de projetos dessa natureza”, frisa a servidora da secretaria municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, e uma das idealizadoras do evento, Cleonice Gomes da Silva Maynart.

Cronograma

07h Marcha Negritude - Praça da Fé

11h Feijoada Negritude (R$ 20 reais por pessoa) - Associação de Pensionistas Von Dein Steinen (Aspavs) na 1ª Feijoada Negritude.

17h Exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes da rede municipal de ensino - Ginásio Jonas Pinheiro   

18h palestra com produtor cultural Oscar Correa, de Cuiabá

19h30 onze candidatas disputam o título de Miss Beleza Negra Nova Ubiratã.

21h Show com a dupla sertaneja João Marques e Juliano, de Sorriso.

O evento contará com a presença da Miss Ecologia e do Mister Beleza Negra de Mato Grosso e do organizado do concurso Miss Beleza Estadual, respectivamente, Suelen Cortina e Deivid Ferrari e Marcelo Rondon.

Feriado

Regulamentado por meio da Lei Federal 12.519, o Dia da Consciência Negra é apenas ponto facultativo na maioria das cidades brasileiras, apenas Mato Grosso, Alagoas, Amapá, Amazonas e Rio de Janeiro adotaram a data como feriado estadual.

Fonte:Redação / Assessoria
Autor:Michel Ferreira

FOTOS DA NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário