13 de novembro de 2017

Multidão de limpeza recolheu 50 toneladas de lixo em Várzea Grande


O mutirão de limpeza promovido pela MRV Engenharia em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande e Ministério Público mobilizou a comunidade do Jardim Glória nesta sexta-feira (10). Com o auxílio de caminhões, caçambas e comunidade, os 40 profissionais engajados na iniciativa coletaram cerca de 50 toneladas de lixo. Parte dos materiais agora será destinada para reciclagem.
Em paralelo, agentes municipais de saúde alertaram moradores sobre a vigilância redobrada no combate à dengue com a chegada do período das chuvas. A ação se soma a contrapartidas sociais já implantadas no Jardim Glória pela MRV Engenharia. Fruto de um termo de compromisso celebrado com o poder público, foram asfaltados cerca de 1 km de vias no bairro e instalada uma ponte.

“Toda parceria para benefício da população, sobretudo da mais carente, é benéfica. O poder público sozinho não tem condições nem estrutura para fazer tudo o que gostaríamos. A MRV merece os nossos parabéns por esse mutirão. É a única entre as construtoras que atuam aqui em Várzea Grande que teve esse tipo de atitude”, declara o Secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Breno Gomes.
A mobilização teve a adesão de moradores como a dona de casa Sabina Corrêa da Silva, 57 anos, que aproveitou uma das caçambas para destinar alguns utensílios de plástico sem uso na residência. Ela elogia a iniciativa. “Isso ajuda bastante, é muito bom. E sem contar a chegada do asfalto no bairro. Antes a gente se sentia no sítio e agora se sente morando na cidade”.
Dona Adriana do Rosário Bastos, 64 anos, também é testemunha das transformações no bairro. Há dois anos no Jardim Glória, viu o asfalto chegar à Rua Gonçalo Domingos de Campos, junto com mais qualidade de vida. “A casa era velha. Fiz um empréstimo no banco e retoquei ela, mas aqui era um bairro muito sujo. A vida melhorou foi muito. O asfalto e a limpeza valorizam o lugar que a gente vive e fica tudo muito mais bonito”. E ela ainda deixa um recado importante: “O povo tem que enxergar a melhoria e manter limpo, né”.
Ao final do mutirão, os materiais passíveis de reciclagem foram destinados a cinco catadores de lixo cadastrados previamente pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizável Mato Grosso Sustentável (ASMATS), moradores do bairro. Para seo Clemente Coutinho de Oliveira, 73 anos, uma importante fonte de complemento de renda. “Isso dá uma ajudinha em casa e nos remédios. Isso é muito bom pra nós”.
No balanço final do trabalho, a satisfação em auxiliar a comunidade. “Ficamos satisfeitos em dar a nossa contribuição para um ambiente com mais qualidade de vida e sustentabilidade e desejamos que a comunidade compartilhe essa mensagem”, destaca a técnica em Gestão Ambiental Janaina Lima, colaboradora da MRV Engenharia, uma das líderes da mobilização.

Por: Juliana Scardua / Assessoria MRV

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário