23 de maio de 2016

Mato Grosso será o único Estado no Brasil a receber a Tocha Olímpica por dois dias



O Estado de Mato Grosso está se mobilizando e preparando para receber a Tocha Olímpica da “Rio 2016” o evento acontecerá nos dias 23 e 24 de junho de 2016, o Comitê Olímpico já definiu as datas para visita Mato Grosso será o único a receber o símbolo dos Jogos Olímpicos por dois dias.

No primeiro dia 
Serão percorridos cerca de 28 quilômetros entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande. 

A tocha chegará no Aeroporto Marechal Rondon, (Várzea Grande) passando pelos principais pontos turísticos e monumentos históricos até chegar à Arena Pantanal.

Na Arena Pantanal haverá um show com artistas regionais e ali será acendida a Pira Olímpica.

No segundo dia
A tocha Olímpica passará por vários pontos turísticos de Mato Grosso, que ainda estão sendo discutidos e definidos pelo Governo do Estado através de um Comitê Estadual, juntamente com representantes do Comitê Olímpico Oficial.

Representantes do Comitê Olímpico da Rio 2016 já estiveram numa visita prévia no Estado e realizaram visitas técnicas em pontos turísticos em Cuiabá, Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães, para verificarem quais locais são viáveis logisticamente para a passagem da tocha, tudo indica que será nos municípios supra citados porém a definição dos pontos somente será divulgada em um momento oportuno.

A Arena Pantanal, local já está definida para ser o palco do primeiro dia da passagem da Tocha por Mato Grosso, é o melhor espaço para realização do evento para população.

A tocha é um símbolo fundamental do movimento olímpico e representa seus ideais. A jornada iniciou em maio, em Atenas, na Grécia, onde foi acesa, chegou em Brasília e começou o revezamento que irá durar cerca de 90 dias, percorrendo cerca de 300 municípios em diversos países e chegando ao Rio de Janeiro em agosto para a cerimônia de abertura dos jogos. 

Serão 19,7 mil km de rota terrestre e 8,8 mil km de rota aérea, em até quatro cidades por dia. 

Inicialmente, foram escolhidos 82 municípios brasileiros onde a Tocha Olímpica deverá pernoitar, entre eles Cuiabá, do dia 23 para o dia 24 de junho de 2016.

Durante a rota no Brasil, ela será carregada por cerca de 12 mil condutores. Em Mato Grosso, 131 pessoas terão a oportunidade de carregá-la por 200 metros cada uma.

Vários técnicos da SEDEC – Secretaria Adjunta de Estado de Desenvolvimento do Turismo, liderados pelo Secretário Adjunto Luiz Carlos Nigro têm feito visitas nos municípios de Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães, para verificarem a viabilidade e possibilidade deste destinos turísticos receberem a Tocha Olímpica. Segundo Luiz Carlos Nigro, tudo indica que seja nos municípios por uma questão de logística e tempo, temos que aproveitar esta oportunidade para apresentar Mato Grosso para o Brasil e ao mundo.

A proposta do Governo do estado é de que esta oportunidade possa dar visibilidade para Mato Grosso, quanto ao turismo e pujança do seu crescimento econômico, os pontos turísticos e lugares definitivos ainda não será divulgado oficialmente, finalisa Nigro. Já quanto a relação dos condutores no Estado também será revelada somente por ocasião do evento sendo parte das estratégias do Comitê Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário