23 de maio de 2016

Comitiva Pantaneira no Mato Grosso é Assim


O período das chuvas no Pantanal é o que toda a planície pantaneira se inunda por completo, e o homem pantaneiro é obrigado subir com o seu gado para as partes mais altas da região numa tentativa de sobrevivência ao ciclo natural das águas do Pantanal.

Já no período das secas ocorre o inverso,o pantaneiro é obrigado a reconduzir seu gado pelo vasto campo na parte baixa, em busca de água e comida.

Surgem daí as comitivas pantaneiras formadas por grupos de peões de boiadeiro e suas montarias em cavalos e burros pantaneiros, com estruturas, indumentárias e alimentações apropriadas.

O comissário por exemplo é o dono da comitiva, o ponteiro é o peão experiente e conhecedor das estradas, que vai à frente tocando o berrante, nos momentos apropriados, para atrair, estimular a marcha ou acalmar o gado e dar sinais para os demais peões, os rebatedores são os peões que cercavam o gado, impedindo que se espalhassem, os peões da culatraiam na retaguarda da boiada, os peões da “culatra manca” ficam para trás tocando os bois que têm problemas para acompanhar a marcha da boiada, por cansaço, ferimento ou doença. 

O Mestre Cuca ou cozinheiro saía mais cedo que os demais integrantes da comitiva, conduzindo os burros cargueiros com suas bruacas, nas quais levam os mantimentos e tralhas de cozinha, até encontrar um local de preferência próximo de um rio em cuja margem possam preparar a refeição, o rango ou o quebra torto.

O berrante é um instrumento tipo buzina feito de chifres de boi unidos entre si por anéis de couro, metal ou chifre mesmo, e é usado pelos ponteiros para atrair, estimular ou acalmar o gado e dar sinais aos demais peões da comitiva. Ele emite sons, que podem ser graves ou agudos, dependendo do toque, a partir das vibrações do ar feitas pelos lábios do berranteiro em contato com o bocal mais estreito do instrumento. Esse bocal varia de acordo com a forma dos lábios, podendo ser mais raso ou mais fundo.

O homem pantaneiro aqui nesta situação chamado também de peão de boiadeiro, é uma peça fundamental na comitiva pantaneira, percorre quilômetros e quilômetros pelo Pantanal, durante dias e até meses, tangendo o gado no lombo de mulas e cavalos pantaneiro, vivendo toda a sorte de aventuras, ora enfrentando situações de perigo, como quando a boiada estoura ou tem que cruzar um rio caudaloso, ora se divertindo com os companheiros à noite nos pontos de pouso, com músicas e causos sobre o Pantanal.

Uma das fotos da Comitiva Pantaneira: Bosco Martins
As demais fotos de Geraldo Lúcio
Texto Geraldo Lúcio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário