5 de agosto de 2014

João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Feliz aniversário, Parahyba!

alessandra jampa

João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Nasceu em 5 de agosto de 1585 já sendo cidade. Nunca foi vila, povoado ou aldeia!

Teve vários nomes: Cidade de Nossa Senhora das Neves, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederikstadt (Frederica) e Parahyba, nome que permaneceu até 1930.

A partir da morte trágica do então presidente João Pessoa, a Assembleia Legislativa Estadual aprovou a mudança do nome da capital, em 4 de setembro de 1930, de Parahyba para Joao Pessoa.

Porém a cidade da Parahyba continua sendo considerada uma das cidades mais verdes do Brasil, onde se respira ar puro e onde a qualidade de vida que a cidade oferece é motivo principal para pessoas de todo o país manifestarem o desejo de morar aqui.

A cidade possui uma diversidade cultural e gastronômica ímpar, além de um potencial turístico que vem despontando como um dos destinos mais procurados do país. O centro histórico, a Estação Ciências o Farol do Cabo Branco e a Costa do Conde, no litoral sul são os lugares mais visitados pelos turistas.

Entretanto, a partir da inauguração do Centro de Convenções de João Pessoa, uma nova modalidade de turismo – o de eventos e negócios – tem dado os primeiros sinais de que a capital paraibana tem potencial e vem se destacando no calendário das grandes feiras nacionais e internacionais, a exemplo da Robocup (Copa Mundial de Robótica) que aconteceu no mês passado, cujo destino (João Pessoa) foi bastante disputado por outros países e até mesmo por outras capitais brasileiras que haviam pleiteado o evento.

Essa feira foi o divisor de águas no turismo de negócios da capital, tendo movimentado toda a cadeia produtiva do turismo, e gerado emprego e renda para a população local.

No setor hoteleiro, no período da feira, a ocupação dos leitos chegou a 90%, isso sem contar com restaurantes e shoppings que lotaram.

A capital paraibana esta em pleno desenvolvimento econômico e turístico.

Hoje, 05 de agosto, o dia do seu aniversário, a capital João Pessoa continua fazendo história. São 429 anos comemorados por todos os paraibanos, e também por todos que aqui chegaram que amaram e que abraçaram a cidade como sua.

Feliz aniversário, Parahyba!

Nossa cultura e nossa Historia.

TagsJoao PessoaNossa CidadeParahyba


Autor Ana Célia Macedo Number of Entries : 62
Paraibana nascida na capital é Jornalista, membro da API (Associação Paraibana de Imprensa). Também é Guia de Turismo e Concierge. Pesquisa e escreve sobre o turismo e suas vertentes

    4 comentários:

    1. Parabéns ANA CÉLIA pelo texto histórico ,parabéns à PARAHYBA de ANAYDE BEIRIZ nossa poeta que foi morta pelo machismo e a intolerância provinciana de 1930, parabéns cidade de JOÃO PESSOA, que me fez CIDADÃ PESSOENSE, me acolheu vinda do sertão nordestino em busca de aprendizados , vivajei os cincos continentes em busca de aprendizados históricos mas foi aqui que me apaixonei pelo verde e brroco dessa terceira cidade mais antiga do Brasil tão linda, tão querida e ainda tão provinciana e diversas linguagens , sobretudo na falta de um MARCO REGULATÓRIO e uma DEMOCRATIZAÇÃO JÁ na mídia golpista das familías políticas que mandam e desmandam com o poder machista, ENEGRECE A PAUTA , QUE INCENTIVA A VIOLENTA E A IMAGEM DA MULHER NA MÍDIA, essa mesma que MIL VEZES MAIS MATA as nosass MULHERES , noss@os GAYS, noss@os NEG@os , salve JOÃO PESSOA , SALVE SUA GEOGRAFIA , salve nossos POVOS TABAJARAS que buscam sua identidade perdida, salve nossos POVOS TABAJARAS , feliz aniversáro CIDADE .

      ResponderExcluir
    2. pessoa que lê me desculpe erros gramaticais e tais sei que precisa de correção de texto , alô proprietário do blog, não enxergo direito
      obrigada e beijos AOS POVOS POTIGUARAS, CIGANOS, e tod@os paraiban@os que fazem nossa cidade ser tão LINDA e FELIZ
      Ednamay Cirilo

      ResponderExcluir