2 de outubro de 2012

ROTEIRO TURÍSTICO - AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE - CRISTALINO





O Cristalino Jungle Lodge está localizado em meio à uma enorme Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) no sul da Amazônia brasileira, permitindo que visitantes tenham uma grande imersão na riqueza da flora e da fauna desta região. 

O magnífico Rio Cristalino, com águas limpas e tranqüilas, está localizado nas proximidades do lodge. 


Esta região é reconhecida como uma das áreas mais importantes da Amazônia em termos de biodiversidade. O número excepcional de espécies, mesmo para os padrões das florestas tropicais, faz deste local um dos destinos mais ricos para se observar aves, mamíferos, borboletas e orquídeas numa área de floresta primária. Existe um grande número de espécies endêmicas, como por exemplo o Macaco-aranha-de-cara-branca (atelis marginatus), Macaco-cuxiu-de-nariz-vermelho (Chiropotes albinasus), Falcão-críptico (Micrastur mintoni), Tiriba-de-barriga-vermelha (Pyrrhura perlata), Capitão-de-bigode-de-cinta (Capito dayi), entre outras. 

Numa perspectiva macro, a reserva florestal (RPPN) onde o lodge está localizado, faz limite com o Parque Cristalino, uma área muito importante de conservação da Amazônia com 184.900 hectares. Este parque, por sua vez, conecta-se com outras unidades de conservação formando um imenso corredor de áreas protegidas no sul da Amazônia 

O Cristalino Lodge está localizado no município de Alta Floresta, Mato Grosso, Brasil. Existem dois vôos diários para esta cidade, que possui aproximadamente 50.000 habitantes. Alta Floresta conta com a segunda maior pista do Centro-Oeste brasileiro, com 2.500 metros de extensão. Este trajeto é realizado pela seguinte companhia aérea:
Trip Linhas Aéreas. Partida de Cuiabá às 12:05 e chegada em Alta Floresta às 14:00. Partida de Alta Floresta às 14:20 e chegada em Cuiabá às 16:05. Esta companhia permite realizar o traslado de ida e volta para o Cristalino Lodge no mesmo dia da viagem aérea.

O rápido traslado para o lodge tem duração de 80 minutos em veículos offroad e 30 minutos em barcos do tipo voadeira. O lodge somente é acessível por via fluvial, pois está dentro de uma reserva. O traslado de ida é realizado às 14:00 hs e o traslado de volta é realizado às 10:00 hs. É possível realizar o traslado mais cedo ou mais tarde mediante disponibilidade de apartamentos e do pagamento de taxa extra.

Equatorial quente e úmido precipitação média de 2.750 mm, com intensidade máxima em janeiro, fevereiro e março. A temperatura média anual é de 24ºC, sendo maior máxima 40ºC e menor mínima 4ºC. 

Legenda para refeições: C - café da manhã / A - almoço / J - jantar

1º dia - ORIGEM / CUIABÁ / ALTA FLORESTA - CRISTALINO (J) - Apresentação no aeroporto de origem para embarque com destino a Cuiabá. Conexão e embarque com destino à Alta Floresta. Desembarque, recepção e traslado às 15h30 (30km entre asfalto e estrada de terra) até a barranca do Rio Teles Pires. A partir deste ponto o trajeto até o Cristalino Jungle Lodge é feito em barco (20 a 30 min) passando pelo encontro do Rio Teles Pires e do Rio Cristalino e seguindo pelo Rio Cristalino. Chegada por volta das 17h00 e apresentação das instalações do lodge. Pernoite.

2º ao 4º dia - CRISTALINO (C, A, J) - Nestes dias serão propostas 2 atividades diárias (uma pela tarde e outra pela manhã) de acordo com a programação do lodge. Algumas opções de passeios estão listadas abaixo:

* Trilha das Rochas (800m - 20 min - nível fácil).
* Torre de Observação (30 min - nível fácil).
* Trilha da Figueira (1km - 1h - nível fácil).
* Trilha da Taboca (2,5km - 3h - nível fácil).
* Casa do Saleiro (1,2km - 30 min - nível fácil).
* Trilha da Castanheira (1,6km - 1h a 2h - nível fácil a médio).
* Canoagem (2h - nível fácil).
* Trilha da Serra (1,9km - 2h a 3h - nível médio em terreno inclinado).
* Ilha Teles Pires (2h com motor desligado ou 30min com motor ligado). 
* Trilha do Cajá (1,2km - 2h - nível fácil a médio).
* Trilha do Tapiri - também conhecida como Trilha do Cacau (1,5km, 2h, nível médio).

5º dia - CRISTALINO - ALTA FLORESTA / CUIABÁ / ORIGEM (C) - Por volta das 10h00, saída do Cristalino em barco e depois traslado terrestre até Alta Floresta. Chegada prevista para às 11h30. Tempo para almoço (não incluso) e traslado ao aeroporto de Alta Floresta para embarque com destino a Cuiabá e conexão de retorno à origem. 

http://www.cristalinolodge.com.br 

O lodge é um destino único para amantes da natureza de todas as idades, oferecendo atividades incríveis para aqueles que desejam observar a flora e a fauna. Existem três tipos de programas principais: 

ECOTURISMO
Estes programas foram criados para aqueles que desejam conhecer um pouco de cada tema da floresta, sem se aprofundar num tipo específico de observação. São apresentadas curiosidades e conhecimentos gerais sobre muitas das espécies mais fascinantes da floresta, como os macacos, os mamíferos da grande porte, as aves, as borboletas e as plantas. Participantes aprendem sobre a importância destes animais para nossa vida cotidiana e muita vezes levam este conhecimento de volta para casa.

OBSERVAÇÃO DE AVES: 
Devido à grande quantidade de espécies de pássaros, o Cristalino tornou-se um verdadeiro santuário para os amantes da observação de aves. Este pacotes são direcionados exclusivamente para a observação dos mais variados tipos de aves, das cotingas aos gaviões, das corujas aos papagaios, e dos manakins aos kingfishers. Os guias possuem gravadores e reprodutores de áudio para atrair as aves. Trata-se de uma oportunidade única para se observar, fotografar e aprender sobre as aves da Amazônia.

OBSERVAÇÃO DE BORBOLETAS: 
Este programa tem como foco a observação de borboletas que, assim como as aves, possuem um grande número de espécies e características específicas. As atividades são centradas em torno da observação, identificação e fotografia de borboletas. 

Cada um desses programas é composto por diversas atividades, que podem incluir: 

CAMINHADA
O extenso sistema de trilhas permite escolher as trilhas que mais se adequem às necessidades e interesses de cada grupo.

CANOAGEM
O Rio Cristalino é um local fantástico para realizar canoagem, com uma vista surpreendente e canoas de padrão internacional.

NADAR NO RIO: 
A partir do deck flutuante é possível nadar nas águas refrescantes do Rio Cristalino.

PASSEIOS DE BARCO: 
Muitas das trilhas são acessíveis somente por barco do tipo voadeira com cerca de 8 a 12 lugares. .

CASA DO SOLTEIRO: 
Foi construída numa região onde a terra possui naturalmente um alto teor de minerais, sendo visitada por animais de grande porte. 

OBSERVAÇÃO DE TORRE: 
Visitar a torre é um dos grandes atrativos do lodge devido à possibilidade de se observar a floresta do alto 

O lodge limita a maioria das atividades para grupos com no máximo 8 pessoas, buscando aumentar as probabilidades de se observar animais. Grupos maiores do que este montante são divididos em grupos menores. Cada manhã e cada tarde, os visitantes saem em diferentes direções para realizar uma das atividades do programa, encontrando-se novemente somente nos horários livres e durante as refeições. Nossos itinerários são flexíveis para uma experiência personalizada.








FOTOS: CRISTALINO LODGE

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário