29 de setembro de 2012

ROTEIRO TURÍSTICO - ÁGUAS THERMAIS DE MATO GROSSO





JUSCIMEIRA 
Localiza-se a uma latitude 16º03'02" sul e a uma longitude 54º53'04" oeste, estando a uma altitude de 251 metros. Sua população estimada em 2007 era de 11.430 habitantes. 

A primeira denominação da localidade foi Garimpos, antes de ser efetivamente colonizada. 
Em 1953 João Matheus Barbosa sobrevoou esta região do Vale do Rio São Lourenço, gostou do que viu, comprou terra e no ano seguinte instalou-se às margens do Rio Areias, juntamente com seus familiares. Mineiro de Diamantina, terra do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. João Matheus nomeou de Juscelândia ao incipiente povoado em homenagem ao seu patrício. 
A fertilidade do solo atraiu mais gente à região. No dia 20 de maio de 1957, à distância de 1 km da divisa das terras de João Matheus Barbosa, estabeleceu-se o sr. José Cândido de Lima, juntamente com seus familiares. O procedimento de José Cândido foi idêntico ao de João Matheus, derrubou a mata, dividiu-a em lotes e entregou aos parentes e famílias de conhecidos que vieram com ele. O povoado iniciado por José Cândido recebeu o nome de Limeira, uma auto-homenagem. 
No ano 1970, os padres João e Mário Hering, edificaram a igreja de São Bom Jesus de Juscimeira, na divisa dos dois povoados, contribuindo para a solução do distanciamento dos dois núcleos populacionais. 
A solução surge em 1968, quando o vereador Jurandir Pereira da Silva, apresentou proposta do novo nome, Juscimeira, que foi rejeitado por Ato Complementar Federal. Mas o povo insistiu e a Lei nº 3.761, de 29 de junho de 1976, alterou a denominação para Juscimeira, com aprovação da comunidade. 
O município foi criado pela Lei nº 4.148, de 11 de dezembro de 1979. 

Significado do Nome 
Em 1964, a prefeitura de Poxoréo, a quem a área estava jurisdicionada, alterou a denominação de Garimpos para Juscelândia. O fato criou um mal estar, pois os dois povoados, Juscelândia e Limeira, formavam na verdade, um único núcleo urbano. Daí o nome 

JACIARA 
É um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º57'55" sul e a uma longitude 54º58'06" oeste, estando a uma altitude de 367 metros. Sua população estimada em 2005 era de 26.930 habitantes. É a principal cidade da Região do Vale do Rio São Lourenço. 

Antiga aldeia dos Índios Bororós, foi inicialmente colonizada em 1877, que de forma lenta e desordenada, até 1947. Nesta época, empresários adquiriram algumas terra do governo fazendo surgir a CIPA – Colonizadora Industrial, Pastoril e Agrícola Ltda, e dando início ao processo de efetiva colonização. Em 1950, é elaborado o projeto de urbanização e em 1953, criado o distrito de Jaciara, subordinado ao município de Cuiabá. Em 1958 foi elevado a município e constrói-se a BR-364, que trouxe o desenvolvimento ao local. 
Lei nº 695, de 12 de dezembro de 1953 – 
Criou o distrito de Jaciara. 
Lei Estadual nº 1.188, de 20 de dezembro de 1958 – 
De autoria do deputado Estadual Manoel J. Arruda criou o município de Jaciara, desmembrando dos municípios de Cuiabá e Poxoréu. 
Lei Estadual nº .765, de 10 de novembro de 1962 – 
Criou a Usina Jaciara. 

O POR QUÊ DO NOME JACIARA 
A cidade não tinha nome específico, embora fosse chamada de CIPA. E, por isso, esta empresa, observando o impulso do crescimento do lugar, sentiu que a obra principal precisava ter um nome. 

Surgiu daí, a idéia de se realizar um concurso, que foi aberto recebendo várias sugestões. Após estudos, foi escolhido o nome sugerido por Coreolano de Assunção, um dos sócios da companhia, que lendo as obras de Humberto Campos, encontra a lenda da Índia Jaciara, Senhora da Lua, no texto Vitória Régia. 

Assim, o lugar recebeu o nome de Jaciara, sendo ainda de origem Tupi-Garani, todos os nomes de ruas e logradouros que foram abertos por Paulo da Costa Ferreira, o qual, foi peça fundamental na fundação e colonização de Jaciara. 


JACI – de origem Tupi = Lua 
ARA – de origem latim = Altar (Pedra) 
JACIARA = Altar da Lua ou Senhora da Lua 


SANTO ANTONIO DO LEVERGER
É um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Sua população em 2011, segundo o Censo 2011 do IBGE, era de quase 30mil habitantes a cidade faz parte da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá que ajuda na soma dos quase 1 milhão de habitantes. As origens de Santo Antônio de Leverger se ligam às de Cuiabá. A tradição popular guardou a história da imagem de Santo Antônio. 

Uma monção, no tempo da cheia, subia o Rio Cuiabá em demanda das minas de ouro descobertas por Miguel Sutil. A expedição, a duras penas, vencia as águas barrentas do rio, pois fora vítima dos índios canoeiros da tribo guató, tendo afundadas algumas embarcações e mortos alguns homens. As canoas sobradas da refrega penetraram, certo entardecer, por uma boca de água remansosa, à beira do sangradouro para o pernoite. Os paulistas, refeitos na manhã seguinte, aprontavam-se novamente para a labuta da viagem, quando um dos batelões ficou preso, como se estivesse encalhado num banco de areia. Mesmo à força do remo e da zinga não conseguiram arrastar o batelão. A superstição tomou conta dos rudes canoeiros. Por sugestão de um deles, desembarcaram a imagem de Santo Antônio, que transportavam. O resultado não se fez esperar, pois o batelão se soltou e os paulistas puderam seguir viagem. Outra monção passou por aquele lugar e quis levar a imagem de Santo Antônio. O fenômeno de impedimento da viagem se repetiu. Os paulistas levantaram, então, uma primitiva capela, que não mais existe. Era sóbria e elegantemente original. O douto Barão de Melgaço coligiu informação de que o padre jesuíta Estevão de Castro, da Missão de Sant’Ana da Chapada, companheiro do Superior Pe. Agostinho Lourenço, ambos chegados a Mato Grosso com o primeiro governador da Capitania, ali aportou a 12 de outubro de 1753. O pe. Estevão de Castro encontrou no lugar uma povoação com uma capela sob a invocação de Santo Antônio, com seus moradores dedicando-se à pesca e lavoura de subsistência. Além do orago, o nome da cidade também homenageia Augusto João Manoel Leverger - o Barão de Melgaço, francês de nascimento, e que dedicou grande parte de sua vida às causas de Mato Grosso, tendo sido presidente da Província por várias vezes. Augusto Leverger foi um bravo comandante e defensor do solo mato-grossense, por ocasião da Guerra do Paraguai. Em 4 de julho de 1890, foi criado o município de Santo Antônio do Rio Abaixo. A Lei nº 208, de 26 de outubro de 1938, alterou a denominação de Santo Antônio do Rio Abaixo para simplesmente Santo Antonio. Em 31 de dezembro de 1943, nova alteração se verifica, nomeando-a de Santo Antônio para Leverger. Por fim, a Lei nº 132, de 30 de dezembro de 1948, alterou a denominação de Leverger para Santo Antônio do Leverger, denominação atual. 

COMO CHEGAR 
Cuiabá/Juscimeira 
BR 364, distância 156 Km de Juscimeira a Jaciara são 14,6 KM 
156 Km - Início e término Cuiabá – MT e JUSCIMEIRA, JACIÁRA E SANTO ANTONIO DO LEVEREGER ( Águas Quentes na Serra de São Vicente)

Sugestão de tempo 
5 dias/4 noites 

Turismo que pode ser realizado durante todo o ano, em qualquer dia. 

1º dia Cuiabá /JUSCIMEIRA: 

Visita aos Balneários de Águas Quentes: 

BALNEÁRIO THERMAS ALPHAVILLE: Localizado a 800 metros de Juscimeira, o Balneário Thermas Alphaville, oferece a você, Lazer, Conforto e Piscinas de Águas Thermais Quentes e Jorrantes de 40 e 38 graus de temperatura 24 horas, salão de festas coberto, completo, além de um ambiente paradisíaco, cercado de árvores frondosas e coqueiros. Fone: (66) 3412 145 / 9986 7681. 

POUSADA AQUIARIUS: 03 piscinas 40 e 38 graus de temperatura 24 horas com quadra de arreia e ampla área de lazer 

Thermas Hotel Marihá: O que não falta é opção de lazer nas dependências do Thermas Hotel Marihá, aqui você vai encontrar piscinas térmicas naturais com 38°, piscina fria, piscinas com hidro, piscina infantil, toboáguas e em breve, você terá também: sauna, quadras de tênis, volei, futebol, pista de caminhada, playground e muito mais. 

POUSADA GARIMPUS DAS AGUAS 

08 APARTAMENTOS COM AR CONDICIONADOS, TV, FRIGOBAR, RESTAURANTE, BAR, 5 PISCINAS TERMAIS 

2º dia JUSCIMEIRA 

City tour Cachoeiras, grutas, piscinas naturais, trilhas, esportes aquáticos e vários outras atividades são os atrativos para os visitantes: Cachoeira do Beleza (Fica a 25 km de Juscimeira. O acesso até ela é feito de canoa pelo Rio São Lourenço) - Cachoeira do Bispo (Fica a aproximadamente 45 km da sede. A queda-d’água atinge 30 m de altura. As águas são cristalinas e há piscinas naturais que podem ser usadas para banho. O local oferece restaurante de comida caseira e estacionamento) - Cachoeira do Prata (Localizada a 15 km da sede do município, oferece queda-d?água de 15 m de altura, trilhas ecológicas e corredeiras de baixo risco para descida de caiaque, bóia e bote de borracha) - Gruta de Nossa Senhora de Lourdes (A gruta fica a cerca de 8 km da cidade. Nela, há um altar construído por um devoto de Nossa Senhora de Lourdes que atrai grande número de fiéis durante todo ano, principalmente no mês de agosto). 

3ª dia JACIARA 

Jaciara localiza-se a 140 Km de Cuiabá, capital do Mato Grosso.Os principais pontos turísticos desta rota estão nas proximidades encravado no meio da Serra de São Vicente, em um agradável clima de montanha, está o Balneário de Águas Quentes, lugar ideal para quem quer realmente descansar, no mais íntimo contato com a natureza. O complexo é dotado de boa infra-estrutura e deliciosas piscinas térmicas, com temperatura das águas variando até 42°C.Mato Grosso conheça este estado com suas belezas, descubra este paraíso! 

Passeio inclui: Transporte com ar condicionado, guias credenciado EMBRATUR, guias locais para o acompanhamento nos passeios Equipamentos de segurança, passeio de Rafting, trilhas e day use no Balneário Thermas Cachoeira da Fumaça. 

4ªdia Parque Estadual Águas Quentes (Hotel Águas Quentes) 

Piscinas térmicas entre 42 C e 38 C, que garantem um relaxante mergulho. Piscinas frias de 18 C para fazer um excelente choque térmico, localizado à beira da Serra de São Vicente, que torna um lugar muito aconchegante e de passagem obrigatória para quem procura descanso e lazer. 

5º dia Retorno Cuiabá 

O QUE COMPRAR E VIVENCIAR 
Artesanato em Fibras de Cipó Urubanda, Fibras de Banana, Bambú, Madeiras, Argilas, produção 
agroindustrial, Doces em Copotas, Licores, Rapaduras, Queijos, culinária local, galinha com arroz, peixes: pacú assado, piraputanga assada, mugica de pintado, ventrecha de pacú, farofa de banana, maria isabel, 

SEGMENTOS E ATIVIDADES 
No município de Juscimeira, Jaciará e Santo Antonio do Leverger (Parque Estadual das Águas Quentes) 
Turismo de aventura, ecoturismo e cultural. 

















Fotos: SEDTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário