3 de julho de 2012

QUILOMBOLAS DE MATA CAVALO - MUTUCA NO MUNICÍPÍO DE LIVRAMENTO EM MATO GROSSO REALIZAM A 4º FESTA DA BANANA

A 4º Festa da Banan aconteceu neste final de semana na Comunidade Rural Quilombolas – Comunidade Mutuca – Geograficamente o complexo Quilombolas Mata Cavalos está localizado no município de Nossa Senhora do Livramento, a seis km da sede. E cerca de 55 km de Cuiabá Estado de Mato Grosso. A área do Mata Cavalos é em sistema de Sesmaria (Boa Vida).

No local o visitante (turista) pode encontrar artesanatos, danças, comidas, sistema de produção da Agricultura Familiar, Agroindústria e outros típicos de Quilombolas.




















No Município de Nossa Senhora do Livramento o EDUARDO SAVIO eduardosavio2009@ig.com.br, acaba de abrir uma Agencia de Turismo receptivo com o intuito de viabilizar o Projeto de Produção Associada ao Turismo Formatada no ano de 2011, naquele município, o Eduardo, foi um dos Agentes Locais, responsáveis pelo sucesso do projeto, que teve o incentivo e apoio do Ministério do Turismo, SEBRAE, ACG, SEDTUR e Prefeitura Municipal.

No primeiro momento a empresa está funcionando na entrada da cidade de Nossa Senhora do Livramento, á 27 Km de Cuiabá, Mato Grosso

Todos os produtos dos artesões estão sistematizados e organizados,

O Roteiro tem uma visitação guiada

Sendo: Um CIty Tur pelo centro histórico da cidade de Nossa Senhora do Livramento,

Visita na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, onde tem um restaurante muito bom para atender 40 pessoas, com cardápios variados de comidas típicas, e poder interagir com o dia dia dos Quilombolas, nos seus fazeres e saberes.

No município tem pousadas para hospedagens< com piscina, campo de futebol, salão de festas, churrasqueira, quartos com camas solteiro e casal,

As trilha é de 01 km da sede, e outros locais também em andamento,

Na comunidade Quilombola tem a trilha do processo de produção de milho, banana, cana de açúcar e outros

Os guias estão sendo viabilizados para que possam receber e atender os turistas estrangeiros, são profissionais na área de turismo.

Quando vocês puderem , venha visitar este roteiro, se possível o mais rápido possível, quem sabe este final de semana!.

CONFIRAM OS DETALHAMENTOS COMPLETO DO ROTEIRO
O Roteiro, inicia-se antes de chagar na cidade no restaurante Flecha de ouro, onde o visitante pode degustar, bolos de arroz, queijo, acompanhado de um delicioso e gelado caldo de cana que segundo o proprietário é único na região, no local tem também artesanato e produtos da agroindústria local.

No Pórtico de Entrada da Cidade o prefeito recepcionou todos os participantes,o objetivo desta visita que no mundo do turismo se denomina Fantur, foi de mostrar este produto a sociedade e a partir daí se ter um processo de venda como produto turístico.

Em seguida o roteiro segue para o Pórtico de entrada da Cidade de Livramento, que é um local ideal para se fazer fotos, nas gigantes Araras, Tucanos,Tuiuu confeccionados para esta finalidade, no Centro de Atendimento o (visitante) Turista recebe informações sobre o município e pode comprar produtos da agricultura familiar, artesanatos, doces e outros Souvenier.

A Casa de São Benedito é uma casa histórica que abriga peças sacras, fotografias, é o local que se realiza a festa do São Benedito, com danças típicas, gastronomia e venda de produtos

A casa da Cultura foi construída no século XXIX e é um local apropriado para quem quer conhecer um pouco da história e da cultura do município.

O Relógio Fonte Pública, o poço do relógio é mais conhecido a Fonte Pública foi idealizada, projetado e executado pelo Feri Salvador Rouquete, um Francês que dedicou mais de trinta anos da sua vida a causa do povo pobre de Livramento. Sua inauguração se deu no ano de 1945.

A Igreja Católica de Nossa Senhora do Livramento, A construção da primeira Igreja do Município remonta a terceira década do século XVIII, em cocais. A segunda capela, esta foi construída no final do século XVIII, mesmo local onde atualmente se encontra a Igreja Matriz da cidade, no novo arraial denominado Livramento. Em 28 de Agosto de 1835, é fundada a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento.

Espaço Papa Banana, Idealizado para ser uma referência para comercialização de pratos típicos e outras iguarias da culinária regional.

Todo processo descrito consta no Projeto de Produção Associada ao Turismo do Município de Nossa Senhora do Livramento, o desafio agora é de que este seja realmente um produto turístico que venha atender a oferta e a demanda turística de Mato Grosso.

A Produção Associada ao Turismo, O Turismo com Base Local, o Turismo Solidário, o Turismo Inclusivo, quando ocorre no âmbito do meio rural, como é o caso destes em comunidade Quilombola, onde o visitante (turista), pode encontrar, vivencia e ou adiquirir produtos de artesanatos, danças, comidas, sistema de produção da Agricultura Familiar, Agroindústria e outros típicos do meio rural, para mim tudo isto é o Turismo Rural Acontecendo com todos os seus insumos e fatores.






Nenhum comentário:

Postar um comentário