1 de fevereiro de 2023

Turismo no Meio Rural de Mato Grosso - Vejam algumas possibilidade - Por Geraldo Lúcio

 


O Estado de Mato Grosso possui condições favoráveis para se desenvolver vários seguimentos turísticos no meio rural ,  diante das riquezas naturais aliado ao processo de ocupação do território para a produção agropecuária, criação de pequenos animais, presença do homem do campo com a sua cultura e história.


Quanto as definição de meio rural  podemos entender que é uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, atividades não agrícolas, silvicultura ou conservação ambiental. É no espaço rural onde se produz grande parte dos alimentos consumidos no espaço urbano.


O meio rural de Mato Grosso apresenta, apresenta pela sua história de uso e ocupação das terras a possibilidade de se formatar vários roteiros interessantes de turismo no meio rural, oportunidades estas para a diversificação da oferta turísticas e também para a questão econômica, pois permite que por meio desta atividade que sejam gerados novos postos de serviços com o incremento de rendas e consequentemente proporciona o aumento da arrecadação de impostos. 


Portanto para que o turismo no meio rural seja implementado será necessário que haja capacitação dos moradores locais para atuarem de maneira legal e técnica, oferecendo experiências de qualidade para o mercado turístico. 


Não pode se descartar que existe a necessidade da regulamentação fundiária  e de financiamento da atividade, a promoção, divulgação e estratégias de marketing.


O turismo rural tem sido um segmento emergente no mundo, no Brasil e Mato Grosso apresenta cenário e condições favoráveis para o desenvolvimento de atividades e produtos neste segmento.


No turismo a motivação do cliente é que determina qual será o segmento que ele irá escolher na hora de realizar a sua viagem e rigidamente turística , pois fenômeno turismo desencadeia diversos tipos de turismo e motivações: o de férias (busca-se o lazer), o cultural (novos conhecimentos), de negócios (novos empreendimentos), desportivo (representação em competições esportivas), saúde (cura), religioso (paz espiritual), rural, de natureza, religioso, etc.


VEJAM ALGUNS SEGUIMENTOS TURÍSTICOS NO MEIO RURAL POSSÍVEIS DE SE DESENVOLVER NO  ESTADO DE MATO GROSSO 


Religioso

Manifestação da cultura e da história, mais antiga de turismo no mundo e um pretexto para conhecer e mostrar o país, seja por motivações espirituais ou culturais, o setor do turismo religioso proporciona uma descoberta de todo o território

  

Ecoturismo 

Tem como princípio a sustentabilidade, visando o uso responsável e consciente dos recursos naturais, unindo o crescimento econômico à justiça social e a conservação e preservação da natureza (OLIVEIRA et al., 2010).


Turismo Rural 

É o Conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. (Marcos Conceituais – MTur).


Turismo de Aventura 

Trata-se da atividade turística que implica uma viagem para uma área remota ou que inclui um plano onde podem acontecer fatos inesperados. Pode-se dizer que o turismo de aventura é um tipo de turismo, como o turismo cultural ou o turismo ecológico.


Turismo de Base Comunitária 

O TBC é uma interação anfitrião-visitante, cuja participação é significativa para ambos e gera benefícios econômicos e de conservação para as comunidades e o meio ambiente local. ”


Turismo Aventura 

Trata-se da atividade turística que implica uma viagem para uma área remota ou que inclui um plano onde podem acontecer fatos inesperados. Pode-se dizer que o turismo de aventura é um tipo de turismo, como o turismo cultural ou o turismo ecológico.


Cicloturismo 

Modalidade que utiliza a bicicleta, na união do lazer e a mobilidade. Seja em uma viagem curta de um dia ou em uma aventura de longa duração, a bicicleta é uma companheira de viagem que permite uma interação ímpar entre o viajante e a paisagem.


Turismo de Observação 

Segmento em que o ecoturista vai para alguma área natural e passa a observar sua beleza, contemplando-a, ou especificamente algum ou alguns de seus elementos como as aves os mamíferos, por exemplo, em que possibilita safári fotográfico e aumento da conscientização ecológica com a consequente preservação de áreas naturais.


Turismo Equestre /  Atividade turística oferecida comercialmente, onde o equino ou muar é o meio de transporte e um dos principais atrativos” (ABNT). Consiste em realizar trajetos, passeios ou enduros sobre um cavalo.




   Geraldo Donizeti Lúcio 

Agente Tecnico da EMPAER 

Especialista em Turismo Rural 

Nenhum comentário:

Postar um comentário