31 de janeiro de 2023

EMPAER participa do evento no Inca para entrega ao Deputado Wilson Santos do Relatório da Trilha Caminho de Santana

 


No dia 31 de janeiro de 2023 o Agente Tecnico da EMPAER participou da entrega do  Relatório de Estudo Tecnico, Econômico, Cultural  e Turístico para viabilizar a formatação e estruturação do Caminho de Santana como um produto turístico.

A iniciativa do projeto foi do Deputado Wilson Santos que destinou uma Emenda Parlamentar via Secretária Estadual de Cultura Lazer e Economia criativa  de para a elaboração deste diagnóstico que foi executado pelo Instituto Inclusão Cidadania e Ações - INCA e contou com vários parceiros convidados por meio de ofício  dentre eles a EMPAER  que teve o Agente Tecnico Geraldo Lúcio como colaborador atuando em levantamentos de escritório, campo e apresentação de relatórios de suas atividades.

Hoje o relatório foi entregue nas mãos do Deputado Wilson Santos em um evento em que estavam presentes várias autoridades políticas e da sociedade civil organizará a níveis estadual e municipal

O Relatório concluiu que diante da riqueza que se apresenta, seja pela história da trilha, diversidade de fauna e flora, paisagens e possibilidades, o Caminho de Santana é um roteiro interessante tanto para a diversificação da oferta, quanto para a questão econômica, que por meio da atividade permite que novos postos de serviços sejam criados e também que haja capacitação dos moradores locais para atuarem de maneira legal e técnica, oferecendo experiências de qualidade.


SEGUIMENTOS POSSÍVEIS DE SE DESENVOLVER NO CAMINHO DE SANTANA


Religioso

Manifestação da cultura e da história, mais antiga de turismo no mundo e um pretexto para conhecer e mostrar o país, seja por motivações espirituais ou culturais, o setor do turismo religioso proporciona uma descoberta de todo o território

  

Ecoturismo 

Tem como princípio a sustentabilidade, visando o uso responsável e consciente dos recursos naturais, unindo o crescimento econômico à justiça social e a conservação e preservação da natureza (OLIVEIRA et al., 2010).


Turismo Rural 

É o Conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. (Marcos Conceituais – MTur).


Turismo de Aventura 

Trata-se da atividade turística que implica uma viagem para uma área remota ou que inclui um plano onde podem acontecer fatos inesperados. Pode-se dizer que o turismo de aventura é um tipo de turismo, como o turismo cultural ou o turismo ecológico.


Turismo de Base Comunitária 

O TBC é uma interação anfitrião-visitante, cuja participação é significativa para ambos e gera benefícios econômicos e de conservação para as comunidades e o meio ambiente local. ”


Turismo Aventura 

Trata-se da atividade turística que implica uma viagem para uma área remota ou que inclui um plano onde podem acontecer fatos inesperados. Pode-se dizer que o turismo de aventura é um tipo de turismo, como o turismo cultural ou o turismo ecológico.


Cicloturismo 

Modalidade que utiliza a bicicleta, na união do lazer e a mobilidade. Seja em uma viagem curta de um dia ou em uma aventura de longa duração, a bicicleta é uma companheira de viagem que permite uma interação ímpar entre o viajante e a paisagem.


Turismo de Observação 

Segmento em que o ecoturista vai para alguma área natural e passa a observar sua beleza, contemplando-a, ou especificamente algum ou alguns de seus elementos como as aves os mamíferos, por exemplo, em que possibilita safári fotográfico e aumento da conscientização ecológica com a consequente preservação de áreas naturais.



  


     



FICHA TÉCNICA DO PROJETO


EXECUÇÃO

INCA 


APOIO INSTITUCIONAL

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO


PATROCÍNIO

SEEL - GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

EMENDA PARLAMENTAR: Deputado Estadual Wilson Santos


EQUIPE TÉCNICA


-Jaime Okamura | Coordenação geral

-Geraldo Donizeti Lúcio | EMPAER - Especialista técnico em turismo rural

-Cely Maria Coelho | Apoio técnico

-Marcelo Okamura | Audiovisual

-Rejane Pasquali | Icthus Soluções em Turismo – apoio técnico

-Jamilly Mendonça | Icthus Soluções em Turismo – apoio técnico

-Marcela Ribeiro Almeida | Icthus Soluções em Turismo – apoio técnico

-José Pereira dos Santos | Condutor e representante da Comunidade Rio dos Médicos






Resumo






Recomendações finais
Lista de Presença 
Turismo – apoio técni



















































































O
































Nenhum comentário:

Postar um comentário