19 de setembro de 2022

EMPAER e SEADTUR realizam reunião na Prefeitura Municipal de Sorriso, para apresentação e discussão de projeto de Turismo Rural

Jefferson Sec. Agricultura de Nova Ubiratã, Geraldo Lucio, Leandro Lima, Jessica Coutinho, Ricardo, Sirlene, Mario, Wanderson, Mayara

 No dia 15 de Setembro chegando no município de Sorriso no horário do almoço, no horário e expediente da tarde, às 7:30  horas da manhãopassando pelo escritório local, nos deslocamos para  a prefeitura onde realizamos uma reunião com os Secretários da Agricultura e de Turismo do Município.

 Na oportunidade foi apresentado aos presentes quais os motivos da equipe estar em Sorriso e o Secretário Mario da Agricultura do município por sua vez fez uma contextualização da realidade do uso e ocupação do meio rural de Sorriso e passou a expor as possibilidades de se realizar o turismo rural no município:

  • Instalar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lira que é um corpo de água importante para o futuro do município com cerca de 110 nascentes e ou ressurgências e águas sendo seus tributários e usar para motivos turísticos.
  • Realizar a construção de uma Central de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar ás margens da Rodovia – BR 163 no Assentamento Jonas Pinheiro para proporcionar aos agricultores familiar um espaço de venda, aos munícipes e viajantes um ponto de compras dos produtos sendo um produto turístico.
  • Colocar no Circuito de Turismo Rural do município de Sorriso o Projeto Hortas Vivas do município com cerca de 08 participantes, sendo alguns com hidroponia e outros com horta nos conceitos do orgânico.
  • Inserir a viticultura do Sr. Claudio no Circuito, ele tem em torno de 500 pés de uvas rubi e Itália de mesa, produz duas vezes ao ano, já faz o sistema de venda na própria propriedade no sistema colha e pague e o excedente faz vinhos e sucos.
  • Colocar o Projeto Casulo com cerca de 25 beneficiários de produtos orgânicos e piscicultura no circuito de turismo rural
  • Formatar o projeto de produção de mel realizado no município para o turismo rural
  • Organizar os produtores do Projeto Frango Social que conta com um abatedouro no sistema de Inspeção Municipal em pleno funcionamento para receberem turistas.
  • Inserir os produtores de frutas do Assentamento Jonas Pinheiro: Uvas, Coco, Mamão, Goiaba, Ata, Maracujá e outros no Circuito de turismo rural.

No final da reunião na prefeitura, ficou acordado que a EMPAER, SEADTUR,  Prefeitura e Comunidades irão realizar um estudo da oferta turística (inventário) pautados no meio rural e natural, para subsidiar a elaboração de um projeto de formatação, estruturação e qualificação  de produtos de turismo rural em Sorriso.

Sendo assim a equipe ainda passou a realizar as visitas  de campo para dar inicio ao processo.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário