16 de setembro de 2022

Confiram Textos e Fotos da Reunião de Turismo Rural realizada pela EMPAER e SEADTUR em Nova UBIRATÃ

 



No dia 16 de setembro de 2022, o agente técnico da COATER - EMPAER Central, esteve no município de Nova Ubiratã, juntamente com o servidor da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso, Leandro Lima, para realizarem uma reunião sobre Poliíticas Publicas para o Turismo e o Desenvolvimeto do Turismo Rural como alternativa econômica para os agricultures familiar daquela localidade.

O evento foi demandado pelo escritório local da EMPAER do município através do Extensionista Rural Tiago que por sua vez tratou de fazer a mobilização e arrumar o local para a realização da reunião que foi na sede da prefeitura municipal com a participação do Conselho Municipal de Turismo, representantes da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente, Cultura,  Administração e Tributos. 

A Reunião foi muito produtiva, neste primeiro momento teve um foco no setor público com a interação de todos os participantes, Leandro Lima fez uma explanação sobre as políticas públicas para o turismo nos ambitos federal,  estadual e municipal representando a Sedec - Seadtur.  

Já o Geraldo Lucio  fez uma apresentação resumida do segmento do Turismo Rural com as suas interfaces como oportundade de geração de empregos e renda para os agricultores e consequentemente para o município.   

A presidente do Conselho Municipal de Turismo Geisa Moraes e Thiago Ribeiro da  EMPAER local que também é o vice-presidente do Conselho ficaram na coordemação e moderação da reunião e das discursões.

O proximo passo será a realização de uma outra reunião com a participaçao de produtores rurais e futuros empreendemores neste setor, na oportunidade a equipe visitou um locaç à 3 km do município onde é realizado eventos de motocross, que tem um grande potencial para ser formatado para um terminal turístico público, (Balneário), esta foi o primeiro parecer da equipe, mas que deve ser amadurecido em outras conversas com a comunidade. 

No final da reunião houve um comprometimento tanto da EMPAER, SEADUR, Conselho Municipal de Turismo e demais presentes e se iniciar um processo, tendo como marco zero a referida reunião com resultados a curto, médio e longo prazo, o então projeto será elaborado e executado pela EMPAER, SEADTUR, Conselho  e Prefeitura 


O Município de Nova Ubiratã está localizado à 472 km de Cuiabá,  foi fundado pelo Sr. Manoel Pinheiro. Foi também Manoel Pinheiro quem denominou o núcleo de Ubiratã, formando o patrimônio de Ubiratã. Segundo os moradores mais antigos da localidade, a denominação é referência à Fazenda Ubiratã, em cujo território desenvolveu-se o núcleo que deu origem ao atual município. Outra corrente afirma que a origem do nome é homenagem à cidade de Ubiratã, localizada na região centro-oeste do Estado do Paraná. Vieram de lá, os primeiros colonos que habitaram esta região conforme afirmação de pioneiros. Dentre as famílias mais antigas nomeiam-se os Feijó, Setter e Ross, dentre outros. A empresa que colonizou parte da área da antiga Fazenda Ubiratã foi a COMIPIL - Comércio de Imóveis Pinheiro Ltda., cujo principal acionista era o Sr. Manoel Pinheiro. 


FOTOS E TEXTO: GERALDO LUCIO































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário