19 de setembro de 2022

RELATÓRIO DESCRITIVO - Visitas e Reuniões de Turismo Rural em Sorriso e Nova Ubiratã - Por Geraldo Lúcio - EMPAER - MT

 


Nos dias 14, 15 e 16  de setembro de 2022, o Agente Técnico da COATER da  EMPAER Central Geraldo Donizeti Lúcio  juntamente com o Servidor da SEADTUR  Turismólogo Leandro Lima estiveram nos municípios de Sorriso e Nova Ubiratã, para realizarem visitas técnicas e reuniões visando dar início a um processo que culminará em um projeto de turismo rural na agricultura familiar nos dois municípios citados.

Em Sorriso foram recebidos pela Extensionista Rural Jéssica Coutinho e Extensionista Social Sirlene Espimdola.

 Já em Nova Ubiratã, foram recebidos pelo Extensinista Tiago Ribeiro.

Nestes municípios foram realizadas visitas e reuniões de qualidade, conforme consta no relatório abaixo elaborado pelo Agente Técnico Geraldo Lúcio.

No dia 14 de Setembro estive na Chácara Cristo Rei, no Assentamento Jonas Pinheiro, juntamente com Leandro Lima da SEADTUR, Jessica Coutinho e Sirlene da EMPAER local de Sorriso. O objetivo foi de apresentar para os proprietários o projeto de Turismo Rural na Agricultura Familiar com alternativa econômica para propriedade levando em conta as cadeias produtivas existentes.

Na visita foi observado que o agricultor participa do sistema de criações de frango semicaipira; de corte que se preocupa com saúde dos animais e gestão da propriedade.

No assentamento e no entorno cerca de 40 produtores abatem frangos mensalmente no Abatedouro Municipal, mantendo o ciclo de produção. “Os produtores utilizam a estrutura do Abatedouro Municipal com Sistema de Inspeção  Municipal que tem um potencial de abater até 300 cabeças por dia em turno normal de trabalho e colocam no mercado local.

Além dos frangos o agricultor produz mandioca, tem muitas frutas, hortaliças é uma mente aberta para se desenvolver outras atividades econômicas na propriedade.

A equipe da EMPAER e SEADTUR fez uma boa conversa em roda com os moradores onde foi discutido as oportunidades do desenvolvimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar com a apropriação do que se tem de atividades existentes na atualidade na propriedade e transformando em produto turístico.

No dia 15 de Setembro chegando no município de Sorriso no horário do almoço, no horário e expediente da tarde, às 7:30 horas passando pelo escritório local, nos deslocamos para  a prefeitura onde realizamos uma reunião com os Secretários da Agricultura e de Turismo do Município, conforme consta em lista de presença ANEXO. Na oportunidade foi apresentado aos presentes quais os motivos da equipe estar em Sorriso e o Secretário Mario da Agricultura do município por sua vez fez uma contextualização da realidade do uso e ocupação do meio rural de Sorriso e passou a expor as possibilidades de se realizar o turismo rural no município:

·         Instalar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lira que é um corpo de água importante para o futuro do município com cerca de 110 nascentes e ou ressurgências e águas sendo seus tributários e usar para motivos turísticos.

·         Realizar a construção de uma Central de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar ás margens da Rodovia – BR 163 no Assentamento Jonas Pinheiro para proporcionar aos agricultores familiar um espaço de venda, aos munícipes e viajantes um ponto de compras dos produtos sendo um produto turístico.

·         Colocar no Circuito de Turismo Rural do município de Sorriso o Projeto Hortas Vivas do município com cerca de 08 participantes, sendo alguns com hidroponia e outros com horta nos conceitos do orgânico.

·         Inserir a viticultura do Sr. Claudio no Circuito, ele tem em torno de 500 pés de uvas rubi e Itália de mesa, produz duas vezes ao ano, já faz o sistema de venda na própria propriedade no sistema colha e pague e o excedente faz vinhos e sucos.

·         Colocar o Projeto Casulo com cerca de 25 beneficiários de produtos orgânicos e piscicultura no circuito de turismo rural

·         Formatar o projeto de produção de mel realizado no município para o turismo rural

·         Organizar os produtores do Projeto Frango Social que conta com um abatedouro no sistema de Inspeção Municipal em pleno funcionamento para receberem turistas.

·         Inserir os produtores de frutas do Assentamento Jonas Pinheiro: Uvas, Coco, Mamão, Goiaba, Ata, Maracujá e outros no Circuito de turismo rural.

No final da reunião na prefeitura, ficou acordado que a EMPAER, SEADTUR,  Prefeitura e Comunidades irão realizar um estudo da oferta turística (inventário) pautados no meio rural e natural, para subsidiar a elaboração de um projeto de formatação, estruturação e qualificação  de produtos de turismo rural em Sorriso.

Sendo assim a equipe ainda passou a realizar as primeiras visitas de campo para iniciar o processo.

No da 15 de Setembro estive visitando propriedades em Sorriso  para levantamentos de realidade para o desenvolvimento do Turismo Rural, visando a estruturação, qualificação e formatação de um Circuito de Turismo Rural na Agricultura Familiar no município. 

O município de Sorriso, a 400 km de Cuiabá e 80 km de Sinop, sendo o maior município produtor de soja do mundo, no município existem um público de agricultores familiar em assentamentos e no entorno da área urbana

Dentre as propriedades visitadas estava a do agricultor gaúcho Claudio Ivo Verguz que tem um plantio de uvas.

O Sr. Claudio desde que chegou na região, há mais de 15 anos, investe no cultivo da fruta. 

Começou a plantar e viu que estava dando certo, apanhou um pouco no início porque não tinha a técnica", afirma o produtor rural

Se contar todos os pés o parreiral tem mais de 500 pés de uva e a colheita é realizada duas vezes por ano que tem um sistema de irrigação com micro aspersão, cada pé rende cerca de 15 quilos de uva por ano, que é vendida in natura ou transformada em vinho. Todo o processo de produção é artesanal. 

Mais de cinquenta por cento da produção é comercializado na própria propriedade no sistema colha e pague onde os consumidores escolhem no pé qual cacho de uva vão levar pra casa. 

As uvas que não são vendidas na propriedade são comercializadas nos mercados do município  e processadas virando vinho.

Em períodos de estiagem, o parreiral é irrigado. Nos dias mais secos, são necessários entre 10 e 15 mil litros de água, investimento tem compensado. 

O plantio de uva é feito em 2.500 metros quadrados. Natural do Rio Grande do Sul, o agricultor trouxe de lá muita experiência no cultivo da uva e não quis desperdiçar esse conhecimento.

Na visita técnica eu “Geraldo Donizeti Lucio  da EMPAER” contei com o apoio do  Leandro Lima da SEADTUR, onde tivemos  a oportunidade de interagir com a agricultor conhecendo a sua experiência ao mesmo tempo em que falavam  sobre o projeto do Circuito de Turismo Rural  a ser implantado no município.

Jessica Coutinho Extensionista Rural e Sirlene Espíndola Extensionista Social da EMPAER de Sorriso que demandaram este projeto acompanharam todas as visitas que iniciaram em Sorriso dia 14 e finalistas dia 15,

No dia 16 de setembro de 2022, eu agente técnico da COATER - EMPAER Central, esteve no município de Nova Ubiratã, juntamente com o servidor da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso, Leandro Lima, para realizarem uma reunião sobre Políticas Publicas para o Turismo e o Desenvolvimento do Turismo Rural como alternativa econômica para os agricultores familiar daquela localidade.

O evento foi demandado pelo escritório local da EMPAER do município através do Extensionista Rural Tiago que por sua vez tratou de fazer a mobilização e arrumar o local para a realização da reunião que foi na sede da prefeitura municipal com a participação do Conselho Municipal de Turismo, representantes da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente, Cultura, Administração e Tributos. 

A Reunião foi muito produtiva, neste primeiro momento teve um foco no setor público com a interação de todos os participantes, Leandro Lima fez uma explanação sobre as políticas públicas para o turismo nos âmbitos federal, estadual e municipal representando a Sedec - Seadtur.  

Fiz uma apresentação resumida do segmento do Turismo Rural com as suas interfaces como oportunidade de geração de empregos e renda para os agricultores e consequentemente para o município.   

A presidente do Conselho Municipal de Turismo Geisa Moraes e Thiago Ribeiro da  EMPAER local que também é o vice-presidente do Conselho ficaram na coordenação e moderação da reunião e das discursões.

O próximo passo será a realização de uma outra reunião com a participação de produtores rurais e futuros empreendedores neste setor, na oportunidade a equipe visitou um local à 3 km do município onde é realizado eventos de motocross, que tem um grande potencial para ser formatado para um terminal turístico público, (Balneário), esta foi o primeiro parecer da equipe, mas que deve ser amadurecido em outras conversas com a comunidade. 

No final da reunião houve um comprometimento tanto da EMPAER, SEADTUR, Conselho Municipal de Turismo e demais presentes e se iniciar um processo, tendo como marco zero a referida reunião com resultados a curto, médio e longo prazo, o então projeto será elaborado e executado pela EMPAER, SEADTUR, Conselho e Prefeitura.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário