16 de junho de 2022

Propriedade Fazenda Conceição em Dom Aquino recebe visita da EMPAER, prefeitura e Consultoria em Turismo Rural.

Manoel, Geraldo Lucio, Lázaro, Antônio e Nei.

O município de Dom Aquino, solicitou oficialmente junto  a Empaer Central em Cuiabá que a mesma apoiasse o município no desenvolvimento do Turismo Rural.


A Empaer designou o Agente Técnico Expecialista em Turismo Rural Geraldo Donizeti Lucio para  iniciar um processo neste sentido.


O Técnico Geraldo Lucio nos dias 14 e 15 esteve no município depois de praticamente dois meses de trabalho on- line com a Secretaria de Turismo de Agricultura  Local e também com a EMPAER local.


Após reuniões no dia 14 de julho na prefeitura e escritório da EMPAER  com o prefeito, primeira dama, secretários, técnico da EMPAER, consultor e Sicred, no dia seguinte  15 de junho realizaram várias visitas à  propriedades rurais.


Uma das propriedades visitadas foi a do  Sr. Antônio Pedro TAQUES Neto e Dona Cleusa Soares de Oliveira.


A Propriedade denominada Fazenda Conceição com  atividade de Pecuária de Leite e produção de queijos mussarela em processo de certificação legal, potencial para piscicultura, criação de cavalos,  pequenos animais e cultivo de hortaliças.


O Foco principal da visita na propriedade foi para investigar se a mesma tem potencial para o desenvolvimento do Turismo.


Para surpresa dos técnicos a visita revelou que a proproedade tem grande apelo para a formatação de um grande produto turístico com atividades  nos segmentos do: Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Caminhadas na Natureza, Pesque e Solte, Produção Associada ao Turismo, Eventos e Negócios.


O Proprietário tem uma iniciativa em que já recebe um pequeno número de visitantes, fez um espaço coberto de palha em que tem uma churrasqueira com pia, um chuveiro, um campo de areia bem próximo a uma das cachoeiras existente na propriedade * vide fotos abaixo.

É importante reafirmar que a  diretoria da EMPAER em Cuiabá não mediu esforços para atender a demanda da prefeitura para realizar este projeto.

A Empaer  tem no seu rol de cadeias produtivas o desenvolvimento do Turismo Rural que é um ajuntamento das cadeias produtivas rurais  já trabalhadas na propriedade aliadas aos recursos naturais e moradores locais que por sua vez são transformados em um produto turístico para comercialização.

Outra explicação prática é que o Turismo chega em uma propriedade rural e se apropria de todos os fazeres e saberes do homem do campo transformando - os em um produto turístico ou em vários produtos disponibilizado para o mercado turístico.

A Propriedade visitada  é administrada pelo casal que foi anfitrião da visita  estes  tem experiência uma pequena em Turismo  naquilo que já iniciaram e querem entrar neste projeto da prefeitura segundo conversa na propriedade com os técnicos.

Lista de Presença dos envolvidos na atividade.


TEXTO E FOTOS: Geraldo Donizeti Lucio e

VEJAM ABAIXO AS FOTOS DA PROPRIEDADE 






Nenhum comentário:

Postar um comentário