16 de junho de 2022

Visita técnica da EMPAER de Turismo Rural na Propriedade Fontes de Aguas Vivas do Sr. Geraldo Borges Xavier em Dom Aquino

A  Empaer Central de  Cuiabá  realizou a  técnica da EMPAER  de Turismo Rural na Propriedade Fontes de Aguas Vivas  do Sr. Geraldo Borges Xavier em Dom Aquino com a participação da prefeitura,  Empaer local e Consultoria.

O município aatraves da prefeitura solicitou o apoio da Empaer para o  desenvolvimento do Turismo Rural.

A Empaer por sua vez designou o Agente Técnico Expecialista em Turismo Rural Geraldo Donizeti Lucio para  atender o municipo.

O Técnico Geraldo Lucio nos dias 14 e 15 esteve no município depois de praticamente dois meses de trabalho on- line com a Secretaria de Turismo de Agricultura  Local e também com a EMPAER local.

Após reuniões no dia 14 de julho na prefeitura e escritório da EMPAER  com o prefeito, primeira dama, secretários, técnico da EMPAER, consultor e SIcred, no dia seguinte  15 de junho realizaram várias visitas à  propriedades rurais.

Uma das propriedades visitadas foi a do  do  Sr. Geraldo Xavier

A Propriedade denominada Sítio FONTE DAS AGUAS VIVAS    com  atividade de Pecuária de Leite,  piscicultura, criação de cavalos,  pequenos animais e cultivo de hortaliças.

o Foco principal da visita na propriedade foi para investigar se a mesma tem potencial para o desenvolvimento do Turismo.
Para surpresa dos técnicos a visita revelou que a proproedade tem grande apelo para a formatação de um grande produto turístico com atividades  nos segmentos do: Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Caminhadas na Natureza, Pesque e Solte, Produção Associada ao Turismo, Eventos e Negócios.

o Proprietário tem uma iniciativa em que já recebe um pequeno número de visitantes, fez um tanque com águas que ficam azul ou verde dependendo a época do ano sendo limpas e cristalinas o ano todo, os visitantes são parentes É amigos sem fins  comerciais.

* vide fotos abaixo.

É importante reafirmar que a  diretoria da EMPAER em Cuiabá não mediu esforços para atender a demanda da prefeitura para realizar este projeto.

A Empaer  tem no seu rol de cadeias produtivas o desenvolvimento do Turismo Rural que é um ajuntamento das cadeias produtivas rurais  já trabalhadas na propriedade aliadas aos recursos naturais e moradores locais que por sua vez são transformados em um produto turístico para comercialização.

Outra explicação prática é que o Turismo chega em uma propriedade rural e se apropria de todos os fazeres e saberes do homem do campo transformando - os em um produto turístico ou em vários produtos disponibilizado para o mercado turístico.

A Propriedade visitada  é administrada pelo casal que foi anfitrião da visita  estes  tem experiência uma pequena em Turismo  naquilo que já iniciaram e querem entrar neste projeto da prefeitura segundo conversa na propriedade com os técnicos.

TEXTO E FOTOS: Geraldo Donizeti Lucio 

Lista de Presença dos envolvidos na atividade.

GALERIA   FOTOS DA VISITA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário