14 de abril de 2022

Patrimônio Natural do Pólo Guaporé e Região de Cáceres em Mato Grosso

Rio Guaporé

A região em que se localiza o Pólo do Guaporé é extensa e apresenta grande diversidade florística e faunística, abrigando três dos sete biomas existentes no Brasil:

  • Floresta Amazônica
  • Pantanal
  • Cerrado 

Essa mistura de biomas é responsável por produzir paisagens únicas: ambientes amazônicos nas cabeceiras pantaneiras do Rio Paraguai e ambientes inundáveis na região de floresta do Alto Guaporé, ambos permeados por zonas de transição envolvendo vegetação de cerrado.

Os rios do Pólo estendem-se por centenas de quilômetros, e em grande parte são piscosos, selvagens, rodeados por floresta e salpicados de ilhas, baías e praias de areia branca, onde aves, répteis e diversos tipos de peixes podem ser vistos em abundância.  Além disso, o Pólo encontra-se na área de separação de duas grandes bacias hidrográficas brasileiras:

  • A Bacia Amazônica, sub-bacia do Madeira cujos principais rios são: o Guaporé, o Sararé, o Galera, o Alegre, o Barbado e o Verde.
  • A Bacia Platina, sub-bacia do Alto Paraguai formada principalmente pelos rios: Paraguai, Jaurú, Sepotuba, Cabaçal, Juba e Aguapeí. 

O Pólo se destaca ainda pela grandiosidade de seus atrativos, concentrando em uma só região as seguintes formações naturais:

  • A montanha mais alta do Mato Grosso: morro do Monte Cristo (Pontes e Lacerda)
  • A cachoeira mais alta do Mato Grosso: cachoeira do Galerinha (Vila Bela)
  • A maior caverna do Mato Grosso: caverna do Jabuti (Curvelândia)
  • A baía mais extensa do Mato Grosso: baía Grande (Vila Bela)
  • A dolina mais profunda do Mato Grosso: Água Milagrosa (Cáceres)

Diante de tamanha biodiversidade, o Pólo do Guaporé possui cinco Unidades de Conservação, sendo 2 Unidades Federais e 3 Parques Estaduais, conforme listado a seguir:

·         Estação Ecológica Taiamã (Federal), com 11.200 ha que se encontra na região pantaneira de Cáceres à beira do Rio Paraguai;

·         Estação Ecológica Serra das Araras (Federal), com 28.700 ha, localizada entre os municípios de Cáceres e Barra do Bugres;

·         Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, localizado no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, com área de 150.620 ha e criado em 1997;

·         Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, criado em 1997 com área de 120.092 ha e localizado em grande parte (80%) no município de Pontes e Lacerda e os 20% restantes na cidade de Porto Esperidião;

·         Parque Estadual do Guirá, localizado em Cáceres, criado em 2002, abrangendo uma área total de 114.000 ha.

O Pólo do Guaporé conta, portanto, com cerca de 4,4% de seu território protegido por Unidades de Conservação. Este número está em linha com a média nacional estimada em 4%, porém aquém da média mundial de 6% e ainda muito abaixo do total de área protegida de países como Costa Rica (25%) e Venezuela (22%). Além disso, o fato de criar Unidades de Conservação per se não garante a proteção ambiental de uma área, sendo este apenas o primeiro passo. No caso do Pólo do Guaporé, a regularização fundiária na área de seus três Parques Estaduais é uma importante questão ainda pendente de solução. Resultados efetivos para a proteção da fauna e da flora dos Parques só serão alcançados através de alam das regularizações fundiárias, da fiscalização ostensiva e de punições para desmatamentos e ocupações irregulares.

As Unidades de Conservação classificadas como Estações Ecológicas têm sua visitação condicionada a um objetivo educacional, o que pode vir a incluir o turismo sob certas condições específicas. Entretanto, em geral, seu objetivo principal não é ser um local de uso ecoturístico. Assim, a análise das Estações Ecológicas do Pólo encontra-se fora do escopo desse projeto, cabendo ao presente relatório um diagnóstico apenas dos três Parques Estaduais inseridos no Pólo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário