14 de abril de 2022

O PÓLO DO GUAPORÉ - REGIÃO DE CÁCERES E SEU POTENCIAL ECOTURÍSTICO

 Estrutura Administrativa do Pólo

Mapa da Região de Cáceres e do Pólo do Guaporé Mato-grossense

Localizado no Sudoeste Mato-grossense, o Pólo do Guaporé e Região de Cáceres  é formado por 20 municípios, conforme ilustrado no mapa acima, e abrange uma superfície territorial de 95.526 km2 com população de cerca de 276.000 habitantes  

O Pólo se caracteriza por ser uma região de fronteira, possuindo limite interestadual com Rondônia e internacional com a República da Bolívia.

 A região do Guaporé possui como principais atividades econômicas: a pecuária de corte, a pecuária leiteira e a agricultura (principalmente, o cultivo de grãos). 

Apesar de o turismo não representar um setor forte na economia do Pólo, impressionam a perseverança de ambientalistas locais e o engajamento de associações de conservação e proteção ao meio ambiente. 

Como exemplo, citamos 3 ONGs ambientalistas atuantes no Pólo: Graúna (Pontes e Lacerda), ASDEMA (Salto do Céu) e Amigos do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco (Vila Bela).

Localizada a 215 km  da capital Cuiabá, Cáceres representa o portão de entrada do Pólo. De acordo com sua logística de acesso, os 20 municípios que integram o Pólo do Guaporé estão distribuídos da seguinte forma:

·               Eixo Principal (BR 174):  Cáceres, Glória D'Oeste, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D'Oeste, Nova Lacerda e Comodoro. 

·                                                                                                         Entorno I (MT 170):      Curvelândia, Lambari D'Oeste, Rio Branco, Salto do Céu e Reserva do Cabaçal.

·                                                                                                         Entorno II (MT 175):     Mirassol D'Oeste, São José dos Quatro Marcos,  Araputanga, Indiavaí, Figueirópolis D'Oeste, Jaurú e Vale do São Domingos

 



[1] Fonte: IBGE (2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário