14 de abril de 2022

Patrimônio Histórico do Pólo Guaporé e Cáceres

O Estado do Mato Grosso é famoso pela forte presença ancestral e atual de aldeias indígenas. O maior volume de sítios arqueológicos do Estado está localizado dentro da área do Pólo, na chamada região do Alto Guaporé que compreende as bordas ocidentais da Serra de São Vicente, mais especificamente a região entre os rio Guaporé e as áreas indígenas de Sararé, de Pequizal e do Vale do Guaporé.

Os sítios arqueológicos contêm diversos abrigos sobre rochas, com a presença de inscrições rupestres de autoria dos Wasusu (Grupo Indígena Nambikwara). Segundo ofício da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, de maio de 1988, a região é de extrema importância para a comunidade indígena local que a considera “sagrada” e não utiliza práticas de subsistência na região, preservando a flora e a fauna e respeitando o que para eles foi o “lugar da criação do mundo”. Ainda hoje é forte a presença de índios em alguns municípios do Pólo, existindo cidades como Comodoro, onde 62% do território municipal é área indígena.

A existência de antigos quilombos também marcou o Vale do Guaporé, principalmente aqueles localizados em Vila Bela da Santíssima Trindade. Estudos e projetos sobre a inimaginável riqueza arqueológica desse município começaram em 1989, no Ministério da Cultura, a partir de pesquisas do arqueológo Paulo Zanettini, hoje coordenador do projeto Fronteira Ocidental. A empresa Zanettini Arqueologia, com recursos da Fundação de Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), finalizou recentemente um amplo relatório da situação do patrimônio histórico da cidade, localizando os pontos de maior atenção de zonas arqueologicamente sensíveis. A importância da Vila Bela se dá pelo fato de a cidade hoje se encontrar “sentada” sobre uma Vila Bela de 250 anos atrás.

Ademais, foi realizado um cadastramento de sítios arqueológicos como a vila de São Francisco Xavier, o mais antigo vilarejo de garimpeiros do Estado, que está em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (IPHAN).

Outra cidade de grande importância histórico-cultural no Pólo do Guaporé é Cáceres, com seus casarios antigos e suas fazendas coloniais cujas fachadas resistem ao tempo e revelam a história e a riqueza de uma época. Os fatos históricos e os ciclos econômicos vividos ao longo de dois séculos também são contados a partir do acervo de objetos e documentos guardados no Museu de Cáceres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário