8 de maio de 2020

ESCOLAS AINDA FECHADAS Determinação do governador: retorno das aulas na rede pública estadual somente em junho



Passado meses após a suspensão das aulas em decorrência da pandemia do novo “Coronavírus”, as redes estadual e municipal de ensino seguem adotando estratégias para amenizar os prejuízos no processo de aprendizagem de milhares de estudantes de toda a região. 

Nesta quarta-feira (6), nossa reportagem entrou em contato com o Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes Ferreira (DEM). O contato foi a fim de esclarecer boatos de que as aulas na rede estadual teria reinício nas próximas semanas. E conforme o governador, ainda não existe nada definido. Mas ele destaca, que a volta possa ocorrer no final de maio ou final de junho, podendo essa decisão ser prorrogada por mais 30 dias, ou seja, para o final de junho. 

Segundo o governador Mauro Mendes, as escolas vão continuar fechadas para conter a discriminação do novo “Coronavirus” no Estado, e com isso, as aulas nas redes de ensino público e particular de Mato Grosso, ainda não tem previsão de voltar. 

As aulas estão suspensas na rede pública estadual, desde o dia 23 de março, conforme Decreto publicado pelo próprio governador Mauro Mendes. Apesar de ter sinalizado uma “flexibilização” de algumas atividades em Mato Grosso a partir do dia 11 de maio, Mauro descartou a possibilidade de incluir as escolas nesta decisão. 

“Mato Grosso, tem 141 municípios com realidades muito diversas, inclusive em relação aos casos de contaminação. E por determinação do governador Mauro Mendes, as aulas não retornarão na próxima semana e, nem dia 25 de maio. Teremos mais dias pela frente, até que a escolas voltem a funcionar“, foi a declaração da secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, nesta quarta-feira (6), após se reunir com o governador. 

Em contato com o Blog do Valdemir, o governador Mauro Mendes, disse que o retorno das atividades escolares, irá ocasionar aglomeração e circulação de crianças, que podem ser vetores de vírus para pessoas do grupo de risco. 

“A escola cheia, em um ambiente de transmissão comunitária, pode ser um grande vetor para levar este vírus para as casas e colocar em risco muitas pessoas, como os avôs“, pontuou Mauro Mendes. 

Na oportunidade, o governador mato-grossense voltou a reafirmar que, atividades com grandes aglomerações, como shows, jogos de futebol, cinema e as aulas nas escolas só devem voltar em junho. 

“Aulas, jogos, shows vai ficar de junho para depois, porque o vírus vai continuar se disseminando nas próximas semanas“, enfatizou Mauro Mendes. 

A verdade é que: o número de casos aumenta a cada dia, porém com tendência a estabilidade e decrescimento. 

E, assim sendo o Blog do Valdemir registra: até o dia 31 de maio, nenhuma escola, cinema, casa de show e jogos de futebol, onde tem centenas de milhares de pessoas, voltam a funcionar irá funcionar. Mendes vai publicar novas medidas de “flexibilização” somente em junho. 

As aulas retornando em junho, como ficarão as férias dos alunos? O retorno acontecendo em junho o Governo, fará a antecipação do recesso de julho para o mês de maio, 15 dias. 

Serão 15 dias de suspensão das aulas para retomada posterior. E, as aulas vão até o mês de janeiro, sem mais o recesso que terá sido antecipado. 

Nota da redação 

A Seduc informou que tem dado suporte aos estudantes e seus familiares, durante o período de “Pandemia”. São distribuídos 55 mil kits de alimentação escolar aos alunos de baixa renda. 

Os estudantes também podem acompanhar as aulas on-line. Além disso, uma plataforma digital e apostilas, foram enviados para alunos que não possuem internet.

FONTE:https://www.blogdovaldemir.com.br/politica/determinacao-do-governador-retorno-das-aulas-na-rede-publica-estadual-somente-em-junho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário