8 de maio de 2020

Fiemt anuncia demissão de quase 200 funcionários e fechamento de unidades em MT

A decisão ocorre em consequência direta ao corte de 50% na contribuição das indústrias ao sistema, medida determinada pelo Governo Federal

Edyeverson Hilario


Foto: Assessoria 

O presidente do Sistema Fiemt, Gustavo Oliveira, anunciou na tarde desta quinta-feira (7) que as atividades de unidades de três municípios mato-grossense serão suspensas neste ano. Junto com o fechamento, 198 funcionários também serão demitidos pelo grupo. A decisão é definitiva para 2020.

Segundo ele, a decisão ocorre em “consequência direta do corte de 50% determinado pelo Governo Federal sobre a contribuição compulsória das indústrias ao sistema”.

O impacto do corte somado à crise gerou uma perda de R$ 30 milhões ao Sesi e Senai neste ano. Valor que “corresponde a 20% da arrecadação prevista para todo o ano. Por isso, as unidades cuja sustentabilidade dependia majoritariamente da contribuição compulsória estão sendo desativadas”, relata o presidente.

Ele avalia que “o maior prejuízo é para o cidadão comum. No sistema eles encontram possibilidade de ensino, de mudar completamente o futuro profissional”, mas adiantou que em breve a diretoria do grupo vai começar a discutir o planejamento de 2021 a 2030, com objetivo de conseguir atender a demanda do setor do agronegócio, comércio, serviços e indústrias.

Gustavo disse ainda que os colaboradores demitidos terão prioridades nas recontratações quando a situação voltar ao normal. Ainda garantiu que o sistema vai ajudar esses profissionais a se recolocar no mercado de trabalho.

Fechamento de unidades

As unidades do Sesi e Senai de Cáceres e Juína serão fechadas, assim como o Senai Barra do Garças. A medida será feita de forma imediata nos municípios de Barra do Garças e Juína.

Devido a atual conjuntura a inauguração da unidade do Senai em Alta Floresta, que ainda está em construção será suspensa. Em Rondonópolis, o Sesi vai funcionar no mesmo prédio da unidade do Senai.

FONTE: https://www.leiagora.com.br/noticia/80313/fiemt-anuncia-demissao-de-quase-200-funcionarios-e-fechamento-de-unidades-em-mt

Nenhum comentário:

Postar um comentário