Eventos agosto ES
Diversos setoriais do Projeto de Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento irão participar da Design Weekend, maior evento de Design da América Latina. De 08 a 16 de agosto as atividades acontecerão em diferentes formatos. O projeto é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (STDE), liderada pelo secretário Artur Henrique Silva Santos, com o apoio da Unisol Brasil e Unisol São Paulo.
Em edital publicado no começo de 2015, a Unisol Brasil está incumbida de ajudar a pasta com projetos de articulação com cooperativas, associações e outros empreendimentos da economia solidária, para resgatar e promover a igualdade social e econômica, a dignidade humana e o desenvolvimento sustentável em São Paulo.
Neste evento, a proposta é unir a cultura e o design para mostrar aos cidadãos paulistanos como a Ecosol se articula no território da cidade. A Design Possível é parceira da Unisol Brasil nesta empreitada.
Design Weekend é um festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. São diversos eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial. O DW! compreende palestras em instituições educacionais, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms.
Já os eventos dos parceiros do DW! serão realizados em diversos formatos como: seminários, cursos, palestra, feiras de negócios, exposições, instalações, intervenções urbanas, recepções e coquetéis, lançamentos de produtos, roteiros temáticos, festas, shows, concursos, prêmios, dentre outros.
A mobilização de Ecosol começa dia 08 de agosto, com a Feira de Ecosol na Av. Paulista, 1853, Parque Mário Covas. Nela, os visitantes poderão encontrar produtos como objetos de decoração, brinquedos, acessórios, bolsas, cadernos, conservas, quitutes e outros, além de apresentações culturais.
Cartaz Ecosol-10has17h
No Conjunto Nacional, de 10 a 16 de agosto, será a vez da exposição “Design, Artesanato e a Cidade”, um projeto de Adriana Yazbex que mostrará objetos confeccionados por Empreendimentos Econômicos Solidários. De 13 a 16 de agosto, a Craft +Design, voltada aos negócios, mostrará tendências nas áreas de decoração, design e arte, na rua Frei Caneca, 569, 5º andar.
No Cine Belas Artes, dia 12 de agosto, acontecerá o Seminário Design, Artesanato e a Cidade, com 140 vagas e inscrições pelo email ecosolsp@gmail.com. E no Vão Livre do Masp, de 10 a 14 de agosto, música, moda, mobilidade urbana, exposição de telas de graffiti e comercialização de produtos e ações de coletivos ocuparão o espaço.
A Unisol Brasil é parceira da STDE na implementação do Projeto Economia Popular e Solidária e Empreendedorismo como Estratégia de Desenvolvimento, visando serviços de mobilização, sensibilização, formação, assessoria técnica para apoiar as atividades do projeto “São Paulo – Oportunidade Solidária” por meio de iniciativas de economia solidária, associativismo, cooperativismo, redes e cadeias produtivas na cidade de São Paulo, pelo período de doze meses.
Várias reuniões já vem ocorrendo para chamar empreendimentos interessados na construção de propostas, projetos e redes que visem o fortalecimento da Ecosol paulsita. Os encontros também tem ações centradas nos segmentos de reciclagem, turismo, economia criativa, agricultura urbana e segurança alimentar e nutricional.
PMSP – O grupo de trabalho criado com foco para debater e desenvolver ações no campo da economia solidária, em diferentes segmentos, é formado pelas secretarias de Serviços (SES) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), de Políticas para Mulheres (SMPM), de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), além da SDTE.
O DW! é realizado pela SUMMIT PROMO e pela ABRIL, sendo a revista CASA CLAUDIA responsável pela Curadoria dos eventos.
Outras informações em http://www.designweekend.com.br
Fontes: STDE, Unisol SP e Design Weekend.