24 de julho de 2015

Geraldo Lucio, na Comunidade QUILOMBOLA Mutuca, quebrando Cumbaru, com uma máquina manual

Geraldo Lucio

Hoje dia 24 de julho, o Representante da UNISOL Brasil e PRONATUR  Geraldo Lucio esteve na Comunidade QUILOMBOLA Mutuca, e fez uma performance quebrando Cumbaru, com uma máquina manual usada pelos moradores.

 A SEDEC  - Secretaria Adjunta de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso,  utiliza o Cumbarú, in'natura em forma de amendoim como degustação nos eventos  regionais, nacionais e internacionais, e tem sido uma grande novidade e sucesso pois muitos vão ao estande para degustarem e isto tem dado uma visibilidade para o produto e para região produtora.

As castanhas do cumbaru podem ser consumidas in' natura ou transformadas na  produção farinhas, óleos, doces,  salgadinhos, bolos e bombons

O Projeto Cumbarú é desenvolvido em parceria com o SESC  – Serviço Social do Comércio - Poconé –que  trabalha com o beneficiamento da castanha do cumbaru que é uma árvore típica do cerrado. 

Além dos Quilombolas da Mutuca, a COMPRUP - Cooperativa de Produtores Rurais do Pantanal, e AGRIVERDE- Associação de Agricultores Afrodescendentes do Capão Verde, fazem a extração e o semi - beneficiamento do Cumbaru.

O cumbaru se tornou um dos principais complementos de renda para os Cooperados e Associados que participam do programa, que compram os frutos, e se beneficiam com a extração das castanhas, e segundo eles ganham o suficiente para garantir mais segurança ao orçamento das famílias, . 

Atualmente, a COMPRUP comercializa cerca de mais de  200 kg de castanha ao mês.

A maior parte é consumida por Mato Grosso, o restante é destinado a restaurantes de  Goias, São Paulo e Paraná.

O maior comparador é o SESC Pantanal um hotel da região do Pantanal, com aquisição do produto diretamente dos produtores.


Geraldo Lucio, na Comunidade QUILOMBOLA Mutuca, 



Nenhum comentário:

Postar um comentário