27 de julho de 2015

Urbanização de avenida em Poconé está em ritmo acelerado

Via é a principal ligação entre a chegada da cidade e o Pantanal Mato-grossense

D`LAILA BORGES 
Assessoria/Sedec-MT
Divulgação
Operários trabalham na urbanização da avenida Aníbal de Toledo em Poconé
Operários trabalham na urbanização da avenida Aníbal de Toledo em Poconé
A urbanização da Avenida Aníbal de Toledo em Poconé, 100 km da Capital, está em ritmo acelerado. A via é a principal ligação entre a chegada da cidade (rodovia MT-060) e o Pantanal Mato-grossense. A obra faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur) criado e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). 

As obras foram iniciadas no dia 15 de junho, um dia após o governador Pedro Taques dar a ordem de serviço durante a realização da Cavalhada. O projeto consiste em fazer o escoamento superficial das águas da chuva, por meio de drenagem, com o lançamento final no córrego Tereza Botas, e a definição do sistema viário, por meio de asfaltamento. 

Além da Aníbal de Toledo também serão revitalizadas as ruas 15 de Novembro e Desembargador Martins. As duas vias impactam diretamente na avenida no que diz respeito ao escoamento de águas pluviais. 

No total serão drenados e asfaltados 2,4 quilômetros orçados em R$ 3,9 milhões. A avenida ficará com dez metros de largura e as ruas com sete metros cada, além de 2,50 m de calçada. Todos os pontos de lançamento de água da chuva terão dispositivos dissipadores de energia para evitar processos erosivos. 

A obra começou com a troca da ponte de madeira existente na via e a previsão de término é maio de 2016. 

Prodestur 

O Prodestur é um programa de desenvolvimento estratégico da cadeia produtiva do turismo voltado a investimentos em infraestrutura turística no Estado. Ele começou a ser formatado em 2010 e foi aprovado em 2012 por meio de uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Seu principal foco é o desenvolvimento com a geração de emprego e renda na cadeia do turismo, tanto para o cidadão quanto para o município, pois é uma linha de financiamento diferenciada na área de operações sociais da instituição financeira, com juros mais baixos. 



O atual governo definiu que irá priorizar os polos Pantanal, Chapada dos Guimarães incluindo Nobres e baixada Cuiabana, e região do Araguaia, a fim de que se crie um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento do turismo em Mato Grosso. 

Conforme Seneri Paludo, titular da Sedec, essa obra é parte da estratégia de governo em fomentar o turismo no Pantanal. “Vamos trabalhar um tripé nessas regiões: Infraestrutura, qualificação de mão de obra e promoção e divulgação”, destaca. 

Este ano a Sedec iniciou duas obras do Prodestur e reiniciou outras oito que estavam paralisadas. O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, conta que a urbanização da Aníbal de Toledo era um anseio antigo da população. “Essa obra melhorará consideravelmente o acesso ao Pantanal e consequentemente o desenvolvimento do turismo”, finaliza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário