4 de junho de 2015

Pedro Taques e Cônsul peruano debatem saida para o Pacifico e integração cultural

Pedro Taques e Cônsul Peruano

RENATA PRATA
Redação/Gcom-MT

O Cônsul Geral do Peru, Felix German Vasquez, que está em Cuiabá para participar de um Congresso de Guias de Turismo se reuniu com o governador Pedro Taques na tarde desta quarta-feira (03.06). Durante o encontro foi discutida a saída para o Pacífico como alternativa para o escoamento e abastecimento do mercado asiático, passando pelos portos peruanos e a integração cultural entre os dois países.

Pedro Taques disse que foi uma honra receber o Cônsul Geral do Peru e a comitiva que o acompanhou. “Mato Grosso tem o interesse de conhecer a gastronomia, a cultura e acessar os portos do Peru. O cônsul fez referência à vinda de empresários para o ano de 2016 para que possamos fazer prospecção de negócios. Essa conversa foi muito importante para Mato Grosso e esperamos concretizá-la com os peruanos conhecendo nossas potencialidades e nós conhecendo mais o país”. Taques ainda destacou que com a internacionalização do aeroporto a integração turística entre os países deve aumentar.

Felix Vasquez, que estava acompanhado do prefeito de Carabaya, Edward Rodriguez e vereadores peruanos, disse que o Peru tem interesse em fazer uma integração cultural, científica, tecnológica e física com o Brasil. “Temos projetos e interesses comerciais conjuntos”. O Cônsul Geral aproveitou a oportunidade para reiterar o convite para que Mato Grosso participe de um evento que acontecerá em agosto no Peru.

O representante de Mato Grosso no evento peruano será o secretário de Desenvolvimento Econômico Seneri Paludo. “O Peru é um grande produtor de fosfato e de fertilizantes que são utilizados na agropecuária mato-grossense. Como é um evento no setor agroalimentar será importante para debatermos relações comerciais nesta área e alavancarmos a integração turística”, disse o secretário durante a reunião.

Conferência Turística

O evento que trouxe o Cônsul peruano a Cuiabá é o Congresso de guias turísticos que acontece entre os dias 3 e 7 de junho no Centro de Eventos do Pantanal. A conferência é uma realização da Federação Nacional e do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Serão discutidos temas relevantes para o turismo brasileiro como Política Nacional de Turismo, o fortalecimento da classe, ética, fiscalização, qualidade, responsabilidade socioambiental, tendências e segurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário