19 de maio de 2015

Turismo tem os quatro pilares para o desenvolvimento sustentável Seneri Paludo afirma que o setor reúne o viés social, econômico, ambiental e cultural

DAYANNE SANTANA/SANDRA PINHEIRO AMORIM

Assessoria/Sedec...

Ver mais

"O turismo consegue, na sua essência, fazer os quatro pilares do desenvolvimento sustentável andarem juntos: o social, o econômico, o ambiental e o cultural". A afirmação foi feita pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Seneri Paludo, nesta segunda-feira (18) durante o seminário realizado pela Comissão de Turismo da Câmara Federal para discutir questões que afetam o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso e propor soluções. O evento fez parte da Abertura da Temporada Turística 2015. 


Paludo afirmou que todos sabem o que precisa ser feito para impulsionar o setor, mas que o grande desafio agora é saber "como nós vamos fazer isso, discutir como capacitar mais, como divulgar e promover o turismo", disse ao lembrar que na viagem à Nova Iorque o governador Pedro Taques incluiu na apresentação a atividade como potencial de investimentos no Estado. 

A relização do seminário em Mato Grosso atende ao requerimento feito pelo deputado federal, por Mato Grosso, Fábio Garcia, para que o primeiro evento nas unidades da federação fosse realizado no Estado. 

O parlamentar apontou para a importância de a estrutura logística ser trabalhada para facilitar o acesso do turista às mais diversas regiões do Estado. "Mato Grosso tem potencial que precisa ser transformado em produto turístico. Precisamos melhorar a estrutura das estradas, fazer mais aeroportos no interior e garantir linhas de crédito para que o empresário possa investir no seu empreendimento". 

O coordenador-geral do Programa de Incentivos e Viagens do Ministério do Turismo (MTur), Wilker Souto, afirmou que milita há 15 anos em prol do turismo, na busca por soluções para o setor. "Este é um momento de recomeço, de reestruturação, para se fazer um trabalho em rede, de acordo com as potencialidades de cada Estado". 

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados colocará em pauta na sua reunião de quarta-feira (20) a criação de uma subcomissão para tratar, especificamente, da Amazônia Legal e Pantanal, que ficará sob a responsabilidade do deputado Fábio Garcia. 

A Abertura da Temporada Turística de Mato Grosso é realizada em parceria pelo Governo do Estado e o Trade Turístico. Nesta terça-feira (19), às 9 horas, o secretário Seneri Paludo, se reúne com prefeitos, secretários municipais de Indústria e Turismo e com integrantes do Fórum Estadual do Turismo. Na pauta constam a apresentação da estrutura da pasta, que possui quatro secretarias-adjuntas voltadas para atividade-fim, entre as quais a de Turismo, e ações do governo para fomentar o setor no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário