7 de julho de 2014

Cursos de derivados de leite e pães caseiros realizado na comunidade rural em Colniza

Com objetivo de capacitar e oferecer alternativas de renda para a família rural, a extensionista social da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Conceição Santana Ribeiro, ministrou os curso sobre derivados de leite e pães caseiros, na Comunidade Capa, no município de Colniza (1.065 km ao Norte de Cuiabá). Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o curso foi realizado no mês de junho, na propriedade das produtoras, Marilza Costa Pedro e Maria Nilza brandão. O evento reuniu mais de 30 pessoas, entre jovens, mulheres e produtores rurais. 

No curso de leite, a extensionista abordou informações técnicas de como fazer requeijão cremoso, queijo minas frescal com tempero e meia cura, iogurte, doce de leite pastoso e em barra e outros. Conforme Conceição, a finalidade foi mostrar a importância na transformação do leite para produção de queijos, como aproveitar o soro na fabricação de ricota, patê, bebida láctea e a técnica de como pasteurizar o leite cru. 

Os participantes receberam orientações sobre boas práticas de fabricação, pasteurização, processamento, higiene na ordenha, cuidados com equipamentos e instalações. E no curso de pães caseiros foi utilizada a matéria prima produzida na propriedade rural com a fabricação de pães de abóbora, mandioca, banana, queijo, bolo de laranja, nata, bolacha de polvilho e etc. 

Segundo a extensionista Santana, a parceria com o MDA tem sido a garantia do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para agricultores tradicionais no município. 

Fonte: Rosana Persona ( jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário