7 de julho de 2014

Empaer realiza encontro de mulheres rurais em Dom Aquino





Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), acontece no dia 10 de julho o X Encontro de Mulheres Rurais, no município de Dom Aquino (166 km ao Sul de Cuiabá), realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e parceiros. O tema do encontro é “Empreender em si mesmo e no meio ambiente é cultivar qualidade de vida”. O evento será realizado na Escola Estadual Vinícius de Moraes, a partir das 8 horas, com encerramento às 16h30. 

A Extensionista Social da Empaer e membro da comissão organizadora, Elisabeth França Pessoa, fala que está previsto a participação de 200 mulheres de 13 comunidades rurais. Destaca que o evento é realizado a cada dois anos com a finalidade de proporcionar as mulheres rurais integração e entretenimento em diversas atividades tais como, palestras informativas e educacionais, show humorístico e cultural, recreação, sorteios e outros. 

Durante o encontro, as psicólogas Fátima Perfeito (Empaer) e Danyela Rute do Nascimento (prefeitura de Dom Aquino) proferem palestra sobre autoestima, as extensionistas da Empaer, Deusimar Muniz Lima aborda os temas 'Higiene e Saúde da Mulher', Carmencita Stefanelo Taborelli 'Educação Ambiental, Rosangela Delfino de Barros e a produtora rural Marlene de Souza Siqueira falam sobre a experiência que deu certo na produção de hortaliças para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no município de Pedra Preta. A extensionista da Empaer, Elisabete Maria dos Santos, é responsável pela decoração do local. 

Participam do encontro, mulheres das comunidades rurais, Cabeceira do Grotal, Cabeceira Verde, Barroso, Alto Barroso, Entre rios, Cinturão Verde, Ressacão, chibil, Ituberaba, Boa Vista, Boiadeiro, Sede e Gleba São Paulo. Conforme Elisabeth, o objetivo do evento é auxiliar as mulheres com informações que possam ajudá-las a investirem na propriedade e também na vida pessoal. “O enfoque será a questão ambiental e os cuidados com a saúde da mulher”, acrescenta Pessoa. 

Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário