23 de junho de 2014

FIFA Fan Fest de Cuiabá tem coleta seletiva do lixo

Cerca de 70% do material recolhido durante os eventos é entregue para cooperativas de reciclagem da cidade

ROSE GÖBELe
Especial Secopa
A FIFA Fan Fest de Cuiabá inovou ao pensar em uma destinação adequada aos resíduos sólidos depositados no local durante a realização da Copa do Mundo de 2014 na cidade. Um Posto de Coleta Seletiva do lixo, que tem como finalidade dar destinação correta aos resíduos, foi montado. A maior parte do material recolhido é destinada às cooperativas de reciclagem.

O trabalho é realizado pela empresa S3 Sustentáveis Consultoria Ambiental, vencedora da licitação realizada pela Casa de Guimarães, e cooperativas de catadores de lixo, que revendem estes resíduos para o reaproveitamento do material. 
 

De acordo com o consultor ambiental da S3, Tony Schurig, cerca de 70% do material recolhido após os eventos são recicláveis, sendo apenas 30% de lixo orgânico. “A cada 72 horas conseguimos liberar para as cooperativas de reciclagem, aproximadamente, 600 quilos de material para reciclagem”, explicou.

Ao todo, cerca de 40 pessoas estão envolvidas com a limpeza da área. Segundo Tony, o trabalho não envolve apenas o recolhimento e a classificação do lixo, mas também um estudo do volume produzido pelo público. “Estamos fazendo um grande laboratório sobre o consumo da população durante o Fan Fest e, após o evento, queremos contribuir para a compensação do carbono”, disse.


Responsabilidade social

 
Além da relevância ambiental, o trabalho desenvolvido pelos catadores também possui um caráter social. “Essas pessoas estão ampliando a renda familiar com a venda do material reciclável coletado no Fan Fest de Cuiabá”, ressaltou a proprietária da S3, Rosângela Siqueira.


Um exemplo é a nordestina Maria José Marcos dos Santos, 49 anos. Com cinco filhos e nove netos, ela disse que encontrou na cooperativa uma oportunidade para ganhar um dinheiro extra. “Há cinco meses percebi que poderia ganhar dinheiro e ajudar a minha família juntando e vendendo latinhas”, contou.


Para Tony, gerenciar os impactos ambientais e sociais significa construir lacunas pendentes em prol de uma sociedade mais justa e um meio ambiente melhor. “Temos como missão a educação ambiental de toda a população. Queremos contribuir para a mudança dos hábitos e costumes em relação ao consumo e despejo do lixo”, finalizou. 

Galeria de Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário