24 de junho de 2014

Comitiva japonesa expõe interesse em acordo comercial com Mato Grosso

ANDRÉA HADDAD

Redação/Secom-MT
  • Chico Valdiner/Secom/MT
Governador Silval Barbosa recebe a comitiva do Japão
Impressionados com a produção agrícola de Mato Grosso, uma comitiva de representantes do Japão visitou o governador Silvar Barbosa nesta terça-feira (24.06) para estreitar relações comerciais com o Estado, principalmente no agronegócio e logística. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, tem interesse em conhecer Mato Grosso para oficializar o termo de cooperação. “Ele deve vir no próximo verão para consolidar este processo”, revelou o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, acompanhado da embaixatriz Keiko Umeda, do Cônsil Geral do Japão, Noriteru Fukushima, e do presidente da Japan Football Association, Kuniya Daini.

Conforme o embaixador, 30 representantes de empresas japonesas iniciaram o diálogo para investir no estado. “Os nossos empresários estão interessados no transporte de produtos agrícolas e na produtividade do agronegócio mato-grossense”.

Silval destacou a importância da tecnologia japonesa para o desenvolvimento da logística no estado. “O Japão é o parceiro ideal. Tem a tecnologia, capacidade de investimento e pessoas qualificadas. Queremos agregar valor a toda esta riqueza do agronegócio, pois 70% da produção é exportada in natura”.

Para o governador, Mato Grosso é o parceiro ideal para os japoneses. Produziu na última safra 21 milhões de toneladas de soja e 22 milhões de toneladas de milho. “Além disso, somos um estado diversificado com várias culturas, como o biodiesel, etanol, girassol e açucar. O clima é bem definido, o que permite qualquer tipo de produção agrícola. Contamos com três ecossistemas, o Pantanal, o Cerrado e a Floresta”. Silval reforçou que Mato Grosso conta com 29 milhões de cabeças de gado. “Já temos o intercâmbio com estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para esta transferência de tecnologia, mas queremos estreitar este laço”. 

O governador também assegurou a continuidade da realização do Festival do Japão Tanabata Matsuri, em Cuiabá, que deve atrair 100 mil visitantes neste ano. Os representantes japoneses rasgaram elogios ao evento.

Presidente da Japan Football Association, Kuniya Daini agradeceu pela estrutura montada para receber os torcedores japoneses e ao apoio do Governo do Estado à comunidade nipônica de Cuiabá. “Desde ontem, chegaram muitos torcedores. Somos gratos pela hospitalidade e segurança”. 

Kuniya destacou a importância de jogadores brasileiros, como Zico e Careca, na melhoria do nível do futebol no Japão. “Nas últimas cinco Copas o Japão participou graças a jogadores do Brasil que foram para o nosso país e contribuíram para o crescimento e a popularização do esporte”. Ele gostou das atuações da Seleção Brasileira. “A equipe do Brasil está indo muito bem, o povo está tranquilo”. 

De presente, Silval recebeu a flâmula da Seleção Japonesa e uma camisa oficial autografada por todos os jogadores. O governador vestiu a camisa na hora e aproveitou para elogiar os japoneses pela cultura de reciclagem do lixo deixado pelos torcedores nos estádios. “É um exemplo que repercutiu muito bem no Brasil”. 

Pelo Grupo C, o time do Japão entra em campo às 16h desta terça, na Arena Pantanal, para disputar contra a Colômbia, primeira colocada, a última partida da primeira fase da competição. Em terceiro lugar, com apenas um ponto, os japoneses precisam vencer e torcer para uma derrota da Costa do Marfim no jogo contra a Grécia, às 16h desta terça, no Castelão, em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário