9 de junho de 2014

Associação de Portugueses é criada em Mato Grosso





Os portugueses que residem em Mato Grosso criaram a Associação Cultural Portugueses de Mato Grosso. O seu objetivo principal é apoiar e realizar iniciativas de defesa, promoção e divulgação da cultura portuguesa no Estado. O ato público de lançamento da associação será no próximo dia 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas -, às 10 horas, no restaurante Taberna Portuguesa.

A escolha do restaurante Taberna Portuguesa para apresentação da associação à comunidade mato-grossense deve-se ao fato de se tratar de um local tipicamente português com mais de três décadas de atividade em Cuiabá em que ao longo desse tempo se tornou uma referência da presença dos portugueses por terras de Mato Grosso.

Para o presidente da associação, Rui Perdigão, o carinho e respeito com que os portugueses são acolhidos nesta terra, não só reafirma a grande hospitalidade do povo mato-grossense, como reforça e consolida as excelentes relações existentes entre Brasil e Portugal. 

“O valor e a riqueza cultural dos povos é algo que perdura no tempo, porém precisa ser cuidada e divulgada. A associação foi criada por um grupo de portugueses que escolheram Mato Grosso para trabalhar e constituir suas famílias. Estrangeiros que são apaixonados pela cultura, belezas naturais e pela alegria deste povo único. Tenho certeza que os turistas que visitarem Cuiabá durante a Copa do Mundo ficarão encantados com a hospitalidade e calor humano da Capital do Estado e também dos demais municípios de Mato Grosso”, comentou Perdigão.



A estimativa é que em Mato Grosso vivam mais de 400 portugueses, além dos milhares de descendentes direitos ou já de terceira geração. “A nossa associação está aberta a todos os portugueses, descendentes e não portugueses, ou seja, a todas as pessoas que tenham amor pelo país lusitano e se identifiquem com integração cultural”.

São inquestionáveis as afinidades entre Brasil e Portugal. Alguns números são bem expressivos disso, ressalta o presidente da associação. “Só em 2013 o número de turistas brasileiros em Portugal aumentou 6,2%, ultrapassando mais de um milhão de dormidas e calcula-se que em todo o Brasil existam mais de 1.200.000 portugueses. Os 77 voos semanais entre doze cidades brasileiras e Lisboa garantem essa tão desejada ligação transnacional”.

Segundo Rui Perdigão, a associação vai promover exposições, gastronomia, oficinas, escolas informais, espetáculos, palestras, produção documental e programas nas áreas de comunicação de âmbito cultural que possibilitem a divulgação e promoção da cultura portuguesa e brasileira.

A Associação procurará também identificar e promover investimentos portugueses em Mato Grosso, que considera de sucesso garantido pelo franco crescimento econômico que o estado atravessa. A possibilidade de a associação poder vir a preencher o espaço vazio que se verifica em Mato Grosso, na prestação de informação ou documentação no âmbito dos processos da administração pública portugueses será também avaliado junto das entidades competentes.

A Associação Cultural Portugueses de Mato Grosso lança simultaneamente o seu site (www.portuguesesmt.com.br) no qual pretende divulgar as suas ações e promover a cultura luso-brasileira.

Contato: (65) 9992 1826/ 8414 4509

Nenhum comentário:

Postar um comentário