23 de maio de 2014

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo ministrou um painel sobre as Políticas Públicas para o Turismo, no 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.

 
      Geraldo Lucio, Elizethe Castilho,  Diego Augusto e NATÁLIA Rossetto

 Na ocasião foram abordados os temas: proposta de Lei de Políticas Públicas para o estado de Mato Grosso; o Fortalecimento do Turismo no estado; e a Regionalização e Segmentos do Turismo em Mato Grosso. O evento integrou a programação do 31º Encontro de Prefeitos, que esta acontecendo entre os dias 22 e 24 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A mesa foi composta por três palestrantes e um facilitador. Foram escalados para as apresentações os analistas de desenvolvimento econômico e social da Secretaria, Diego Augusto e Elizethe Rosa, e o agente técnico de fomento e projetos, Geraldo Donizetti. Também será reservado tempo para perguntas e debate, com a facilitados Natalia Rossetto Superintendente de Fomento da SEDTUR.

O Programa de Regional do Turismo, tem como objetivos

Apoiar a gestão, estruturação e promoção do turismo , de forma regionalizada e descentralizada. 

•Mobilizar e articular os programas e ações no âmbito Estadual,e Regional para a abordagem territorial e a gestão descentralizada do turismo.

•Estabelecer critérios e parâmetros para a definição e categorização dos municípios e das regiões turísticas, de modo a gerar indicadores de processos, resultados e de desempenho como ferramentas de apoio à tomada de decisão técnica e política. 




•Promover a integração e o fortalecimento das instâncias colegiadas, nas regiões e municípios, fortalecendo a Rede de Regionalização. 



•Incentivar e apoiar a formulação e a gestão de planos turísticos do estado, regionais e municipais, com o protagonismo da cadeia produtiva, adotando visão integradora de espaços, agentes, mercados e políticas públicas.

•Prover os meios para qualificar os profissionais e serviços, bem como incrementar a produção associada nas regiões e municípios turísticos.

•Fomentar o empreendedorismo nos Estados, regiões e municípios turísticos, bem como criar oportunidades para a promoção de investimentos.

•Identificar as necessidades de infraestrutura do Estado, regiões e municípios e articular sua priorização com áreas setoriais.

•Apoiar a promoção e comercialização dos produtos turísticos.

•Transferir conhecimento técnico visando à eficiência e eficácia da gestão pública de turismo no Estado

•Definir critérios, parâmetros e métodos capazes de estimular e disseminar as melhores práticas e iniciativas em turismo no Estado 

•Estabelecer critérios para a ampliação do uso de editais de seleção pública, na escolha de projetos para a destinação de recursos

Política Estadual de Turismo em Mato Grosso

A Política Estadual de turismo em Mato Grosso tem como pressuposto o desenvolvimento de ações que visam a conscientização e o envolvimento dos diversos agentes sobre a seriedade e profissionalização que deve ser indispensável a esse setor, que se destaca mundialmente por gerar divisas, induzindo a criação de negócios com forte impacto social. Outro pressuposto é consolidar um trabalho permeado pela sinergia de ações e esforços existente entre as instituições públicas e as iniciativas privadas, reforçando esse contexto que torna-se um terreno fértil para que esse instrumento de política pública tenham os resultados pretendidos.

Essa proposta da Política Estadual de Turismo em Mato Grosso está fundamentada em objetivos que atenderão questões econômicas, sociais, culturais e ambientais e servirá para justificar os planos, programas e projetos tanto do setor público como do privado e como instrumento de gerenciamento setorial, promoverá o alinhamento dos interesses na busca do desenvolvimento do turismo em Mato Grosso, de forma sustentada e sustentável com articulação e participação dos diversos segmentos sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário