24 de fevereiro de 2014

Produtores de mel de Barão buscam parceria do Senar-MT para realizar sonho



Comunidade Piúva


O sonho de aumentar a produção de mel em Mato Grosso está cada vez mais perto de se concretizar.

 É o que diz o presidente da Associação de Agricultores Familiares e Produtores de Mel da Comunidade de Piúva, município de Barão de Melgaço (109 km de Cuiabá), Wagner Marcoski. 

A expectativa se deve a escolha da comunidade pelo Rotary Clube Taiamã, de Cuiabá, para participar do projeto de ampliação da produção do mel. Porém, para isso ocorrer é preciso investir em qualificação e capacitação. 

Os parceiros já procuraram o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) para ministrar os treinamentos para capacitar e qualificar os trabalhadores rurais.

Marcoski conta que este sonho começou a se concretizar em 2012 com qualificações do Senar-MT na comunidade de Piúva, em 2013, 31 pessoas participaram do Pronatec do Senar- Apicultor. 

Os treinamentos foram realizados pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a prefeitura de Barão de Melgaço, governo federal e o Senar-MT. Para ele, o conhecimento em Apicultura colaborou para a escolha da comunidade no projeto. "Estamos com uma grande expectativa, pois há mais de dois anos estamos investindo para melhorar a produção e a qualidade do mel em nossa região", diz.

A comunidade produz cerca de 200 quilos do produto por ano, mas a meta é chegar a 2,5 toneladas, ampliando as atuais 300 colmeias para 1500 caixas de abelhas (apiários). Apesar da produção ainda ser baixa, o mel já tem contribuído para a melhoria de renda dos moradores da comunidade de Piúva. "Nosso sonho é que o recurso gerado pelo mel se torne a principal fonte de renda dos produtores", revelou Marcoski.

Todos na comunidade Piúva trabalham em função da realização deste sonho. Os lideres procuraram o Senar-MT é já começaram a conversar sobre as possíveis parcerias para o próximo ano. O supervisor do Senar-MT, Natalino Márcio Viana conta que a instituição foi procurada para fechar termo de cooperação técnica com os parceiros para ofertar qualificações às comunidades envolvidas no projeto. "Já começamos a conversar. 

O Senar tem know how com os treinamentos da cadeia produtiva da apicultura e nosso principal objetivo é qualificar e capacitar o produtor rural”', comenta Viana.

O Rotary investirá cerca de R$ 85 mil na compra de apiários, maquinários, reforma da Casa do Mel sediada em Barão de Melgaço. 

Futuramente o projeto prevê a criação da Escola da apicultura no local. "Ao todo serão 11 comunidades beneficiadas, atendendo mais de 160 famílias", revela o coordenador da área de serviços comunitários do Rotary, Djacir Ramalho.

O Senar-MT oferece treinamentos gratuitos que atendem as necessidades das 14 principais cadeias produtivas do Estado e mantém 17 programas especiais. A programação dos cursos pode ser acessada no site da entidade (www.senarmt.org.br), entretanto ela pode sofrer alterações conforme necessidade do parceiro, por isso o interessado deve procurar o sindicato rural de seu município para confirmar o evento e se inscrever.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 87 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).

Fonte: Ascom Senar-MT





Nenhum comentário:

Postar um comentário