24 de fevereiro de 2014

Municípios aguardam liberação de recursos para estruturar Secretarias Municipais de Agricultura





Este é o anseio dos Secretários e Técnicos da agricultura dos municípios da região oeste de Mato Grosso. Para tratar da liberação dos recursos o deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) se reuniu nesta quarta-feira (19), com o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, em Brasília. Ezequiel solicitou a imediata liberação de um recurso no valor de R$ 1 milhão para atender as secretarias municipais de 21 municípios da região da Grande Cáceres.

O montante será para a compra de veículos e equipamentos destinados ao setor de agricultura de cada município. A proposta visa possibilitar o trabalho dos técnicos e profissionais do setor no atendimento aos pequenos produtores, com assistência técnica e desenvolvimento das cadeias produtivas fomentadas pelos Consórcios e Programa MT Regional.

O recurso empenhado junto ao MAPA foi capitaneado pelo deputado Ezequiel em 2012 após solicitação dos consórcios da região em prol do desenvolvimento da agricultura familiar. Durante reunião, Neri Geller observou a importância em atender as secretarias. “Estamos trabalhando para que o recurso seja disponibilizado”.

Conforme o projeto, cada um dos 21 municípios irá receber: um Veículo, uma Moto, um note book, um aparelho de GPS e uma máquina fotográfica. Já os Consórcios serão contemplados com uma camionete cabine dupla, um note book, um aparelho de GPS e uma máquina fotográfica.

O Convênio do MAPA foi celebrado ainda em 2012 com a SEDRAF – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Com o Projeto técnico aprovado junto a Caixa Econômica Federal, aguarda-se a o fim do processo de licitação que está sendo realizado pela SEDRAF-MT para a efetiva liberação dos recursos pelo MAPA e entrega dos veículos e equipamentos aos municípios e consórcios.

Fonseca frisou a importância do Projeto construído em conjunto com os Consórcios, “esta é uma demanda antiga do setor, os secretários tem reclamado da falta de estrutura das secretarias municipais para poderem trabalhar. Tenho a convicção de que estes veículos e equipamentos serão de grande ajuda para o trabalho de organização e desenvolvimento das cadeias produtivas na região e com certeza vai fortalecer o trabalho dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento”, ressaltou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário