21 de fevereiro de 2014

3ª REUNIÃO DO FÚRUM ESTADUAL DE TURISMO REALIZADO NO AUDITÓRIO DA SECOPA


  
Alcimar Moretti, Luiz Carlos Nigro, Jairo Pradela,  Jeferson

No dia 21 de fevereiro de 2014 aconteceu na sede da Secretaria Extraordinária da Copa – SECOPA, a 3ª Reunião do Fórum Estadual do Turismo de Mato Grosso, do Trade turístico, o poder público, estadual e municipal, além da sociedade em geral, para apresentação e discussão de assuntos de interesse do desenvolvimento do Turismo do Estado, principalmente com ênfase a Copa do Pantanal

Dando início a reunião, o secretário executivo substituto do Fórum Geraldo Donizete Lúcio chamou a integrar a mesa central todos os integrantes do Fórum; Estando todos acomodados, o Secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso Jairo Pradela, na qualidade de presidente do Fórum, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos, logo após ressaltou a importância da reunião em face dos assuntos a serem tratados e acrescentou a necessidade de estabelecer um calendário de reuniões.

Um dos assuntos apresentado pelo Secretário foi a hospedagem no Estado, decorrente da Copa do Mundo que se realizará nesta capital, demonstrou a preocupação com o assunto, já que segundo dados iniciais haverá um grande fluxo de turistas estrangeiros em nossa capital principalmente no 1º e 3º jogos na cidade. Esclareceu aos presentes que a SEDTUR e SECOPA estão desenvolvendo programas hospedagem alternativa, tais como o Cama e Café, Jairo apresentou ainda o programa Acomodação Solidária, iniciativa da SECOPA e ROTARY, bem como o programa Locação de Imóveis, gerido pela SECOPA e coordenado pela SECOVI.

Dando continuidade à reunião, a servidora da SEDTUR Simone Lara apresentou aos presentes todos os eventos a qual o órgão pretende promover o Estado no âmbito internacional e nacional, ressaltando a importância na participação desses eventos como forma de fomento do turismo do Estado, bem como a forma em que se dará a participação do Estado e dos operadores nesses eventos.

O Presidente deu continuidade à reunião, ressaltou a importância do próximo tópico Proposta de Política Estadual de Turismo 2015-2022, principalmente a importância da participação da Cadeia Produtiva no desenvolvimento da proposta, chamou a servidora Cynthia Cândida para apresentar a proposta inicial elaborada pela SEDTUR. 

Ao apresentar a proposta, a técnica ressaltou que a proposta está sendo elabora em alinhamento à Política do Governo Federal. Tem como objetivo transforma Mato Grosso em destino turístico diferenciado e competitivo, tanto para o mercado nacional quanto internacional, estruturar e qualificar os produtos turísticos, desenvolver ações e instrumentos de comercialização do turismo, dentre outras ações. Apresentou os eixos estratégicos a serem trabalhados; Logo após, O Presidente ressaltou a importância do inventário turístico e das políticas municipais do turismo na captação de recursos perante ao Governo Federal.

O Secretário Executivo Geraldo iniciou a pauta sobre os assuntos gerais solicitando aos presentes elaborarem e aprovarem um calendário, sendo aprovado por unanimidade que toda as últimas terças-feiras de cada mês, sendo a maioria escolhendo o horário das 09:00, inicialmente na sede da SECOPA. Ressaltou que o material apresentado será disponibilizado a todos os presentes, bem como que está em andamento a ação de atualização do cadastro do Fórum. Lembrou que haverá reuniões de rodadas de negócios, acrescentando a importância atores da cadeia produtiva do turismo. Disse sobre o edital de eventos de fortalecimento do turismo, sendo ressaltado que este será disponibilizado aos interessados.

Aberta a palavra aos membros, foi dada a palavra ao membro Jaime Okamura que solicitou a opinião dos presentes quanto ao programa de hospedagem, pediu ações aos programas oficiais de hospedagem, já que está acontecendo uma diminuição na procura dos meios de hospedagens oficiais. Pediu ações imediata da iniciativa pública e privada. Propôs a necessidade de focar a divulgação no âmbito nacional como melhor forma de fomento ao Turismo. Ressaltou a importância da Política Estadual com o fortalecimento do eixo institucional, principalmente quanto ao Conselho ou Fórum, ressaltando a necessidade de ser deliberativo. Pediu a criação de Câmara Temática especifica para tratar dos assuntos do turismo em razão da Copa do Mundo.

O representante da SHRBS Luiz Carlos, pediu atenção à elaboração da Política já que estamos em um momento de mudança na gestão do governo; Pediu um plano de ações para a solução das malezas enfrentadas da Cadeia Produtiva do Turismo.

O membro Luiz Verdum ressaltou a importância do Trade Turístico se una para discutir com os candidatos ao governo para apresentar as necessidades e soluções para o desenvolvimento do fomento do turismo.

A representante da ABBTUR Rejane Pasquali ressaltou a importância de rever o plano de elaboração da Política Estadual do Turismo com a maior participação do trade turístico.

O membro Oiran Gutierrez pediu ao presidente que fizesse um breve comentário do andamento e das obras previstas no PRODESTUR, bem como solicitou informações do representante da INFRAERO sobre o aeroporto.

A participante Rosangela Lazarin esclareceu sobre as dificuldades no planejamento e ações para o turismo, ressaltou a importância de rever a metodologia proposta para elaboração da Política Estadual do Turismo.

O membro Francisco Chaves, perguntou ao presidente informações sobre o VLT, já que as obras estão prejudicando o comercio da avenida do CPA e regiões afetadas solicitando ações para minimizar o impacto das obras já que parte não estará pronta até a Copa do Mundo.

O presidente do Fórum ressaltou que reunirá os interessados para começar a discutir as ações a respeito da Copa do Mundo, bem como fez uma pequena explanação dos andamentos das obras do PRODESTUR.

O membro João Marcos, representante da INFRAERO, informou a situação do aeroporto aos presentes.

O Secretário de Estado da SECOPA fez os esclarecimentos quanto a obra do VLT e seus impactos durante a Copa, bem como do andamento da obra da Arena Pantanal. 



O Presidente do Fórum encerrou os trabalhos, e o Dr. GENEKSON G. ALVES JUNIOR serviu de Secretário para esta reunião, lavrou a ATA que lida e achada conforme assinada por ele e pelo membros presentes à reunião foi encerrada


Gessica e Vanessa





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário