24 de fevereiro de 2014

Curso capacita pequenos agricultores em Barão de Melgaço





ALCIONE DOS ANJOS (CUIABÁ) - A Comunidade Rural Piúva, do município de Barão de Melgaço (a 110 quilômetros de Cuiabá), tem vocação para as atividades da agricultura familiar como a piscicultura, o turismo rural e a apicultura. Por esse motivo foi uma das beneficiadas, com duas turmas de Apicultura, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Rural) oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar), em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e prefeitura municipal, via Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

LEGENDA: Instrutor Luiz Maynart (de costas) com agricultores de uma das turmas do curso

Nessa semana os 31 participantes das turmas de Apicultura começaram o segundo módulo "Habilidades práticas" (20 horas) e após o recesso de carnaval encerram o treinamento com 40 horas do módulo "Empreendedorismo", completando 160 horas de carga horária do Pronatec. Na semana passada eles encerraram a fase mais longa do curso, de aulas teóricas/práticas (100 horas). O conteúdo foi ministrado durante um mês pelo instrutor do Senar, Luiz Nunciole Maynart. "A maioria dos participantes vê a produção de mel como uma alternativa de renda, já que tradicionalmente são pescadores. Isso é bom porque as atividades são compatíveis", avaliou. "Eles já têm uma estrutura boa para a atividade, com caixa para criação de abelhas doadas por uma associação e o espaço Casa do Mel, com instrumentos para o beneficiamento do mel, isso sem falar no ambiente propício para a produção de mel. Só faltava mesmo a capacitação", diz entusiasmado.

Assim como o instrutor, os participantes têm a expectativa de que o treinamento possibilite a melhoria de vida para homens e mulheres que vivem na comunidade Piúva. A pescadora, Elizabeth Conceição Taques, 49 anos, nascida e criada na comunidade rural diz que a família sempre lutou para sobreviver na região e que a produção de mel dará um 'fôlego' nas finanças. "A gente planta nas nossas terras, mas é mais para a gente mesmo, o que sustenta a família é realmente o peixe", destacou. "Com o curso acho que vamos conseguir aumentar a renda associando a pescaria e a produção de mel", comentou.

O pescador Cilo José do Nascimento, 51 anos, foi um dos que se aventurou com a atividade de apicultura há cerca de quatro anos. Ele possui 10 caixas de criação de abelhas, porém sem muito sucesso na produção de mel. "Consegui produzir dois litros de mel em 2012, isso sem conhecimento algum. Agora com as técnicas que o instrutor do Senar ensinou vamos progredir muito", disse animado.

O Pronatec também está trazendo os jovens de volta para o meio rural. A dona de casa, Rosejaine de Moraes, deixou a comunidade para buscar emprego na capital, conseguiu trabalho por um tempo, mas hoje está desempregada e viu a possibilidade de renda trabalhando no apiário que o pai construiu na comunidade Piúva. "Antes só tínhamos a possibilidade de trabalhar aqui com a pesca. Sem alternativa, muitos jovens buscaram trabalho em Cuiabá. Com o curso poderemos ficar na nossa terra, ajudar nossos pais e permanecer perto da família", planejou.

De acordo com a supervisora do Senar-MT, Daniela Figueiredo, as turmas de Barão de Melgaço fazem parte das cinco turmas formadas pelo programa piloto do Pronatec Rural em 2012. Para este ano a meta é realizar 90 turmas em todo o Estado. O Pronatec é um programa do governo federal realizado nos estados pelos parceiros, tem por objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário