26 de janeiro de 2014

Rebanho bovino de Mato Grosso reduziu em 243 mil animais, diz Indea Para Acrimat, o motivo seria o crescente abates de fêmeas. Situação deve se repetir pelos próximos dois anos.

Vívian LessaDo G1 MT com informações da assessoria

Comente agora
MT tem o maior rebanho do país, diz IBGE
(Foto: Lenito Abreu/Ascom Adapec)

O rebanho bovino de Mato Grosso diminuiu no último ano. A leve queda de 0,84% fez com que o número de animais no estado baixasse para 28.427.059 em comparação com o ano passado. Em relação a 2011, a população de bovinos apresentou queda de 2,57%. Os números divulgados pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) são resultados da segunda etapa da vacinação do ano passado ocorrida em novembro.

De acordo com o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, o aumento da participação de fêmeas nos abates pode ter influenciado essa redução no rebanho total. Conforme ele, essa queda deve se repetir pelos próximos dois anos. “A redução teve início em 2012 devido ao abate de fêmeas. A partir de agora, a redução também será consequências desses abates, porém será o reflexo dos bezerros que deixarão de nascer”.

Além do aumento na participação das fêmeas, a crescente demanda por carne bovina é outro fator que irá contribuir a diminuição do rebanho. “Fechamos o ano passado com mais de 6 milhões de abates no Estado. Será que este ano iremos conseguir manter este volume com menos vacas indo para o gancho”, questiona Vacari ao relembrar que 45% dos animais abatidos eram fêmeas.
saiba mais

Neste cenário, ele avalia que 2014 deverá ser um bom ano para a pecuária de corte, com bezerros e touros valorizados e, por isso, com a arroba estabilizada. No final do ano passado, o valor da arroba em Mato Grosso ultrapassou a casa dos R$ 100 em algumas regiões, como Centro Sul. Porém, no Norte do Estado, onde está concentrado o maior número de animais, a arroba ainda não passa dos R$ 95. “Falta de infraestrutura logística e poucas opções de plantas frigoríficas impedem que o produtor da região tenha uma remuneração compatível com os preços dos grandes centros” analisa Luciano.

De acordo com o Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso detém o maior rebanho de bovinos do país. No total, o Brasil tem 211 milhões de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário