24 de outubro de 2013

Palestra aborda tratos culturais e controle de pragas da banana




Ampliar a vida útil dos pomares, por pelo menos mais dois anos com o implemento de novas práticas culturais foram os objetivos da palestra que a Empaer e o Ministério de Desenvolvimento Agrário realizaram, na comunidade de Morro Redondo/Camarinha, a 70 km de Barra do Bugres. 

Após a palestra, foi realizada uma Demonstração de Métodos, focando o controle de pragas, mais conhecido como “moleque da bananeira”. 

A abordagem fez com que Gerôncio da Silva Rondon, um dos líderes mais idosos da comunidade, destacasse a importância da palestra: "Aqui nós aprendemos a plantar com a sabedoria de pai pra filho e com o conhecimento técnico nós com certeza, vamos melhorar a nossa produção", ressaltou. 

Para o extensionista rural da Empaer, Sebastião Lima Soares, o tema da palestra é fruto do diagnóstico participativo levantado pela própria comunidade em 2012.

 “Os produtores de banana vêm desenvolvendo a cultura da mesma forma que era plantado pelos seus ancestrais. 

Então nós queremos implementar práticas modernas de limpeza, a correta forma de realizar a “desbrota”, eliminando assim as plantas indesejáveis e proporcionando maior produção”, explicou.

Fonte: Cristiane Celina (Assessoria/Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário