25 de outubro de 2013




A secretária executiva do Consórcio do Vale do Juruena, Francisca Bertoldo de Almeida, expôs as iniciativas de sucesso do grupo na região noroeste do estado, nesta quinta-feira (24). Integram este consórcio os municípios de Castanheira, Juruena, Juína, Aripuanã, Cotriguaçu e Colniza. A apresentação ocorreu durante o IV Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo da AMM.

Segundo Francisca, quando assumiu a pasta, a situação era de inadimplências e contas atrasadas. A princípio foi realizado um diagnóstico da situação econômica dos municípios que compõe o bloco e também a revisão da Lei de Educação Ambiental, essenciais para a criação do plano de trabalho.

Hoje, o Consórcio atua no apoio às agroindústrias, na articulação e apoio logístico, com a capacitação dos produtores. no apoio às cadeias produtivas e na revitalização da cafeicultura na região. As ações contam com o apoio de entidades de fomento e da iniciativa privada.

Como resultados desse processo estão: a fábrica de bolachas, onde 11 produtoras rurais trabalham em regime de meio período. O produto é comercializado em mercados e escolas da região. De acordo com Francisca, o empreendimento está em processo de implantação de código de barras; e a Feira da Agricultura Familiar Regional e Torneio Leiteiro.

A gestão também foi responsável pela elaboração de um Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos, que já está aprovado e deve ser disponibilizado em cerca de 15 dias. Com isso, os municípios integrantes terão acesso gratuito ao plano e poderão se inserir como municípios sustentáveis. “É difícil, mas é possível”, finalizou a presidente.

Foto: Vicente de Sousa

Agência de Notícias da 



Nenhum comentário:

Postar um comentário