23 de outubro de 2013

Workshop debate Desenvolvimento do Turismo em Cuiabá - Mato Grosso




A realização de uma mesa redonda para debater o desenvolvimento do turismo nos municípios foi um dos destaques do primeiro dia do IV Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo. O evento é realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios, em parceria com as secretarias de estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meio Ambiente, Turismo e Associação dos Municípios com Potencial Turístico.

Ana Beatriz Cordeiro, uma das integrantes da mesa redonda, apresentou o projeto de turismo rural denominado “Aprendiz de Fazendeiro”. Ana Beatriz é presidente da Anda Rio e Sócia Proprietária de um empreendimento rural na cidade de Silva Jardim, no Rio de Janeiro. O projeto recebe crianças e adolescentes que têm a oportunidade de conhecer atividades relacionadas à agricultura, pecuária, meio ambiente, artesanato e gastronomia. O empreendimento está localizado a cerca de 100 quilômetros do Rio de Janeiro.

O debate também teve a participação do interlocutor estadual de regionalização do turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Geraldo Lúcio, que falou sobre o Plano de Regionalização do Turismo.

A mesa redonda terá continuidade nesta quarta-feira (23), com a participação do coordenador de projetos da Amptur, Mário Timiraos, que vai apresentar aos participantes do Workshop, o Plano de Desenvolvimento do Turismo. Desde que a Amptur foi reativada em agosto deste ano, a entidade está desenvolvendo projetos, além do planejamento estratégico, ações de marketing e outras atividades que vão fomentar o desenvolvimento dos municípios turísticos.

Devem ser apontados alguns dos problemas enfrentados nos municípios que dificultam a aplicação de uma política de desenvolvimento do turismo. Ele ressaltou que o processo envolve vários fatores, como a necessidade da criação do Conselho Municipal de Turismo, com a participação de representantes do poder público e do trade turístico. Outra exigência, segundo Mário, é a criação do Fundo de Turismo (Funtur), para receber os recursos de convênios, programas e outras fontes financeiras.

Foto: Vicente de Souza

Agência de Notícias da AMM



Nenhum comentário:

Postar um comentário