23 de outubro de 2013

AMPTUR TRABALHA PARA FOMENTAR O TURISMO




A Associação dos Municípios com Potencial Turístico participou nesta quarta-feira (23) do IV Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, por meio de uma Mesa Redonda que debateu o Desenvolvimento do Turismo nos Municípios. A apresentação contou com a presença do coordenador de projetos da Amptur, Mário Timiraos, da coordenadora da associação, Leila Fraga, e do consultor Daniel Zuza.

Desde que a associação foi reativada em agosto deste ano, a entidade está desenvolvendo projetos, além do planejamento estratégico, ações de marketing e outras atividades que vão fomentar o desenvolvimento dos municípios turísticos. Atualmente há 55 municípios filiados à Amptur, mas a meta é conquistar a adesão de todas as cidades nos próximos dois anos.

Um dos projetos é a criação de um site para divulgar o potencial turístico dos municípios. A intenção é que a equipe das prefeituras participe da inserção das informações no site, após capacitação que vai orientar sobre a utilização do sistema. A previsão é que o lançamento do site ocorra no primeiro trimestre de 2014.

Conforme Mário, a aplicação de uma política de desenvolvimento do turismo envolve vários fatores, como a necessidade da criação do Conselho Municipal de Turismo, com a participação de representantes do poder público e do trade turístico. Outra exigência é a criação do Fundo de Turismo (Funtur) para receber os recursos de convênios, programas e outras fontes financeiras. “Sem os conselhos e o Fundo de Turismo, não há como colocar em prática o Plano de Desenvolvimento do Turismo”, alertou. 

Timiraos ressaltou ainda que é necessário o inventário turístico, uma das prerrogativas para o desenvolvimento dos municípios. Ele frisou que o levantamento inclui desde os atrativos turísticos e os serviços disponíveis no município. Em seguida é realizado o diagnóstico, que trata de uma análise do inventário turístico, para ver em que área o município necessita de investimentos. “Com o prognóstico concluído é feito um cronograma de atividades a serem executadas durante o ano”, garantiu.

O plano inclui também as diretrizes, programas e projetos voltados aos municípios. Entre as atividades a serem executadas pelas prefeituras está a capacitação, além de execução de programas educacionais e ações de marketing, visando a divulgação da imagem e serviços. “A implementação é um cronograma que vai dentro do plano. Quando as ações começam a ser efetivadas é feito o monitoramento por meio de pesquisa institucional“, disse ele, garantindo que a Amptur fará o monitoramento permanente nos municípios.

A Associação dos Municípios com Potencial Turístico, é presidida pelo prefeito de Dom Aquino, Josair Lopes. O evento reúne cerca de 250 participantes e é promovido pela AMM em parceria com as secretarias de estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meio Ambiente, Turismo e Associação dos Municípios com Potencial Turístico

Foto: Vicente de Souza 

Agência de Notícias da AMM




Nenhum comentário:

Postar um comentário