14 de outubro de 2013

13 variedades de cultivo de Trigo Irrigado têm elevada produtividade



Uma visita Técnica na Unidade Demonstrativa de Trigo Irrigado, com 13 variedades em cultivo, foi realizada por técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), na sexta-feira, (04.10), na Fazenda Sossego, a 60 km de Nova Mutum. A intenção é demostrar a potencialidade da exploração e discutir a viabilidade e os gargalos do trigo irrigado cultivado em propriedades acima de 400 metros de altitude. 

O experimento está no terceiro ano de cultivo na fazenda de propriedade de Lino José Ambiel. A partir do próximo ano, ele começará a comercializar. “O trigo está muito bonito, apresenta-se com um futuro promissor para a nossa região. Está compensando o cultivo, os preços estão melhores e o principal é a produção”. 

A parte técnica do trigo irrigado foi apresentada pelo engenheiro agrônomo da Empaer Hortêncio Paro. Ele falou sobre a melhor época para a colheita. “A chuva é ruim para o trigo, traz fungos, por isso a colheita e o período de chuva tem que estar longe”. 

Segundo o dono da Fazenda Sossego, “o Hortêncio hoje é considerado o ‘pai’ do trigo, é muito lutador, traz as variedades boas pra nós e eu fico muito grato”. 
O experimento comprovou ótimo rendimento em altitude de 420 metros. As 13 variedades analisadas foram: IAC 24, 381 e 385; BRS 254, 264 e 311; Jadeite 11; Valente; Quartzo; Supera; Mirante; Ametista e Topázio. 

O professor de agricultura da UFMT/Sinop, Cassiano Spaziani Pereira, ressaltou a importância do dia de campo para os alunos. “Este contato prático é importante para os estudantes, visto que a cultura do trigo apresenta-se como boa alternativa para os produtores, já que a maioria das produções em nosso estado é de soja e milho”. 

Aproximadamente 170 pessoas participaram do dia de campo, entre técnicos e profissionais da extensão rural, alunos e professores de Ciências Agrárias do IFMT, UFMT/Sinop, empresas de insumos agropecuários, pesquisadores e lideranças.
Fonte: Cristiane Celina (Assessoria/Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário