8 de abril de 2023

FIT PANTANAL - Os Doces do Ciro de Campo Alegre de Baixo de Livramento estarão na FIT PANTANAL 2023

 



Confiram  os produtos  que a Empresa do Ciro estarão  sendo comercializados da FIT PANTANAL 2023


Estes produtos  estarão na Feira Internacional de Turismo do Pantanal  no Espaço de Exposição e Vendas de Produtos   da Agricultura Familiar, no Centro de Eventos do Pantanal nos dia 04 a 07 de maio de 2023.

A EMPAER - MT e SEAF serão os protagonista em oportunizar este espaço ao Agricultor Familiar na FIT PANTANAL além de realizar o Encontro de Turismo Rural e Agricultura Familiar com  palestras, mesas redondas, causos e acasos apresentando experiências em produção associada ao turismo, caminhadas na natureza dentre outras,












Turismo Rural- MT - Técnicos da EMPAER Central visitaram a Comunidade Campo Alegre de Baixo em Livramento - Confiram !

 

Mariano Batista Ciro Moraes  e Geraldo Lúcio 

Os Agentes  Técnicos da COATER - EMPAER Central, Geraldo Donizeti Lúcio e Mariano Batista estiveram no dia 25 de novembro de  2022 (sexta-feira) realizando visita técnica de trabalho no Município de Nossa Senhora do Livramento, na Comunidade Campo Alegre de Baixo.  Chegando ao município foram até a Secretaria Municipal de Turismo onde tiveram uma reunião com o Secretário José Eugênio que falou de todos os projetos que vem sendo realizados no município contemplando os Agricultores Familiar, no incentivo à produção primária e na agregação de valores, falou das agroindústrias de derivados de cana-de -açúcar, de leite e de frutíferas e também da Feira É de Livramento e outras iniciativas como o Turismo Rural e q Produção Associada ao Turismo. Citou as iniciativas de roteiros como o dos Quilombolas da Mata Cavalo e do Roteiro Histórico e Cultural da sede do município. 

Geraldo José Eugênio e Mariano 

Após a reunião com o José Eugênio, Geraldo e Mariano foram visitar a Unidade de Produção de Derivados de Leite e de Canas-de-Açúcar “Doces Campo Alegre” na Comunidade Campo Alegre de Baixo do Agricultor Familiar Sr. Ciro Ernesto de Moraes com o intuito de sugerir ao mesmo a formatação,  estruturação e qualificação  da Unidade como um Produto Turístico e colocar no Roteiro de Visitação de Turismo Rural com Produção Associada ao Turismo  do município e do estado.

Ciro Moraes 

O Ciro atualmente tem 63 anos de idade e herdou esta habilidade de fabricar doces de seu pai, eles então nesta atividade a mais de 50 anos  comenta, mas nos últimos 20 anos ele foi se aperfeiçoando e pegando mais conhecimento do mercado.


Ciro fala com muita emoção das ajudas que teve para chegar ao patamar que está hoje e cita a EMPAER, SEAF ,  o SENAR, o SEBRAE, a SEDTUR, do IFMT e fala muito bem do apoio que a prefeitura municipal de Livramento tem dado para desde então.

Ciro Moraes

Na visita Técnica os  Técnicos Geraldo e Mariano ficaram surpresos com a estrutura encontrada na propriedade, o Mariano que também é Livramentense, pode lembrar os 15 anos que atuou naquele município inclusive atendendo a familiar do Ciro.


A  fábrica  Doces Campo Alegre atualmente é muito organizada com Selo de SIM , Selo de Sustentabilidade Tesouro Verde e com uma diversidade de produtos derivados do Leite e da Cana-de-Açúcar.


A fábrica do Ciro tem a gestão e o funcionamento familiar, são 11 pessoas que trabalham sendo filhos, genros, noras e demais parentes, além da geração de emprego e renda com postos de trabalho ele compra a matéria prima que não consegue produzir com os agricultores de sua comunidade.


Na sua propriedade ele produz parte da matéria prima dos doces: cana, abóbora, mamão, banana, mas compra muita produção na região inclusive o leite. Andando na propriedade pudemos ver que ele cria peixes, suínos, aves, tem hortaliças que segundo ele usa para subsistência e acaba comercializando o excedente, comenta Geraldo.


O crescimento do Ciro em sua indústria se deu no momento em que ele começou a participar das Feiras e Eventos, daí ele lembra com emoção das Festas do PANTANAL, Festival de Inverno de Chapada, Feira Agropecuária de Cuiabá e outros, nestes eventos ele conseguia comercializar e dar visibilidade ao seu produto, comunidade e município.


Lembrou do primeiro veículo (Pampa) usado que adquiriu para transporte de seus produtos, e que no início tudo foi muito difícil, hoje graças a Deus e a muitos amigos, órgãos, entidades e aos seus clientes se sente um agricultor e empreendedor realizado, mas que ainda sonha em expandir mais seus negócios pensando nos seus sucessores familiar, assim como ele foi com o seu pai.


A Comunidade tem a Casa da Memória da Rapadura, tem outras unidades  de beneficiamento de doces e queijos, na visita Geraldo e Mariano finalizaram deixando um desafio para que o Ciro ganhe dinheiro também com os turistas da porteira para dentro, basta para isto dar um toque de receptivo turístico na sua unidade de produção e no entorno agregando serviços e pequenas infraestrutura turística com equipamentos mínimos, já que o produto principal já está pronto que é a Fábrica de Doces (Doces Campo Alegre) e a Casa da Memória da Rapadura.


Os onze funcionários do Ciro




































Nenhum comentário:


Nenhum comentário:

Postar um comentário