16 de março de 2023

Oficina ensina importância de poda, tratos culturais e gastronomia sustentável


03 de Março de 2023 às 13:14
Estiveram a frente na iniciativa, os engenheiros agrônomos, Marcos Roberto Baptista Vasconcelos e Thiago Teixeira e a nutricionista Carmencita Tabareli
Maricelle Lima Vieira | Assessoria Empaer-MT


Empaer
A | A
Uma manhã de orientação sobre manejo de poda, tratos culturais e gastronomia sustentável foi à oficina promovida pela Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) na Chácara Primavera, no município de Jaciara (a 144 km de Cuiabá). Realizada na terça-feira (28.02), a iniciativa contou com a participação de 25 pessoas, entre agricultores e secretários municipais.

Para o produtor Aloísio Alves da Silva, 65 anos, a oficina foi um marco em sua vida. Ele conta que sua chácara tem uma área de pomar com 100 pés de frutas entre limão, goiaba, tangerina, laranja e jambo. “Ia cortar todas as goiabeiras por estarem infestadas de cochonilha e pulgão. O mesmo problema de muitos produtores da região, sendo alguns deles participaram da atividade. Com a orientação de encontrar as pragas entre a casca do tronco da árvore usando fogo controlado, o problema foi resolvido em uma manhã e não vou cortar nenhuma goiabeira”.

Aloísio ficou surpreso com a importância da poda. Disse que nunca tinha feito à técnica em nenhuma das plantas. “Achava que as árvores precisavam ficar com arbusto, mas é ao contrário. O sol precisa entrar e elas respirarem. Foram poucas horas, mas de muito aprendizado. Cada conhecimento passado era um suspiro de alivio dos participantes que ficaram contentes com tanta bagagem de conhecimento dos técnicos”.

Experiência compartilhada pelo pastor Jean Cleber proprietário da Chácara Recanto da Paz. Ele definiu a oficina como uma benção pela experiência de aprender tantos assuntos importantes que irão ajudar na lida em sua propriedade. “Foi produtivo e edificante e vamos colocar em prática, porque sempre é bom aprender”.

Já o secretário de Agricultura de São Pedro da Cipa, Claudio Francisco dos Santos, disse que a experiência trouxe teoria, prática e manejo. “A Empaer é parceira e sempre que solicitada está à disposição. Também sou pequeno produtor e, assim como os outros aprendi muito”.

As orientações foram passadas pelos técnicos da Empaer - os engenheiros agrônomos, Marcos Roberto Baptista Vasconcelos e Thiago Teixeira e a nutricionista Carmencita Tabareli.

Marcos Roberto, explica que a poda na árvore é como um filho e precisa de limites para se adequar e viver em equilíbrio. “Cada árvore é uma situação e precisa ser analisada individualmente, por isso, existem vários tipos de poda: como a de formação, de limpeza, de sobrevivência (frutificação), entre outras. De forma prática, identificamos algumas situações durante a oficina que proporcionou mostrar quais as formas corretas de serem realizadas”.

Segundo o técnico, esse foi o diferencial que despertou a satisfação dos participantes que tinham muitas dúvidas que foram sanadas.  “No caso das goiabeiras que seriam cortadas, foi realizado o controle das pragas, além das podas de limpeza e formação. Uma orientação simples, mas sem a orientação técnica, o produtor continuaria sem saber como realizar”.

Ao final das práticas de podas, os engenheiros agrônomos concluíram com a calda bordalesa que foi preparada e passada nos ramos das árvores protegendo da entrada de patógenos.  A dinâmica usada foi dividir em dois grupos e orientados pelo técnico Thiago Teixeira no procedimento de curativo das árvores.

Na oficina de gastronomia sutentável, a nutricionista Carmencita, orientou sobre boas práticas de higiene pessoal, higiene dos alimentos e desenvolveu receitas como conserva de cebola, carussal, popular sal de caruru e o sal da casca de cebola desidratada. “As participantes viram na prática o uso de receitas simples, como o sal adicionado de ervas e plantas, de grande impacto na saúde quando o consumo se torna um hábito. A base da oficina foi mostrar o valor terapêutico nas preparações”.

Ao final da programação, os participantes partilharam um almoço, momento que proporcionou mais interação e troca de experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário