16 de fevereiro de 2023

EMPAER visita Comunidade Pai André em Várzea Grande para iniciar um projeto de Turismo Náutico com Ribeirinhos

 



Benedito, Luciano Borges, Geraldo Lúcio 


No dia 16 de Fevereiro de 2023 o agente Tecnico da EMPAER Geraldo Donizeti Lúcio visitou a Comunidade Ribeirinha Pai André em Várzea Grande.


Esta visita foi demandada através do escritório Metropolitano da EMPAER, ao Coordenador Nivaldo Ponciano  pelo Sr. Benedito Ferreira de França, natural de Caceres que é ex presidente da COORIMBATA uma Cooperativa de Pescadores da Região de Pai André e Bom Sucesso em Várzea Grande - MT


A ideia do projeto é de transformar o Barco de Pesca da Cooperativa que esta sem utilidade alguma no momento em um Barco para passeios turísticos.


O barco conforme pudemos ver na nossa visita técnica está ancorado na Comunidade Pai André sem a mínima condições de navegação, com o motor fundido e com várias avarias, necessitando de uma reforma total.


Ou seja no momento ele não está atendendo a nenhuma demanda e corre o risco de acabar com as intempéries da natureza.


A visita técnica foi acompanhada pelo Turismologo Luciano Borges que é consultor privado de turismo e representou ali a COODEUS uma outra Cooperativa que tem interesses em apoiar a iniciativa do projeto de Passeios de Turismo Náuticos com esta embarcação.


Geraldo Lúcio que tem na EMPAER o seu foco voltado para o Turismo Rural, Turismo com Base  Comunitária,  contextualizou  na sua visita  que a proposta deste projeto irá beneficiar os moradores ribeirinhos das Comunidades que estão as margens do Rio Cuiabá, que são beneficiários de programa de governo como o PRONAF, muitos deles com produção associada ao turismo e que um roteiro com este barco irá satisfazer as necessidades do lado dos ofertantes e dos demandantes.


Benedito disse que o barco está parado a quase 8 anos e que o mesmo sofreu um naufrágio estando apoitado no Rio Cuiabá em Barão do Melgaço. Eles vieram de uma pesca de longa distância na região do Porto Cercado e deixaram o barco em Barão aos cuidados de terceiros que descuidaram por ocasião da cheia do Rio e que  águas entraram pela proa do mesmo levando o a afundar e comprometendo principalmente o motor.

Os cooperados por falta de recursos financeiros para recuperarem o barco tiveram a iniciativa de revocarem ele para a comunidade e até hoje está ai neste estado precisando de uma recuperação para voltar a  sua atividade de origem ou outra no caso turística, finaliza Benedito.


Em Cuiabá e municípios da Bacia do Rio Cuiabá não existe um projeto desta natureza e este será inédito, o grande desafio agora é buscar recursos financeiros para viabilizar este projeto que inicia com articulação da EMPAER que irá buscar as parceiras afins para formatar este projeto turismo no âmbito do Turismo no Espaço Rural e Natural, finaliza Geraldo Lúcio,











 










































Um comentário:

  1. Selllllvaaa.
    Esse projeto é muito importante, além de ser uma oportunidade de resgate histórico para a comunidade, será uma situação inovadora para a comunidade.... PARABÉNS E QUE DEUS POSSA ABENÇOAR E DAR O DIRECIONAMENTO PARA CONCRETIZAR.

    ResponderExcluir