21 de janeiro de 2023

Pontal do Marape em Nova Mutum MT terá Turismo Rural

 

Geraldo Lúcio e o Deputado Gilberto Cattani

O Assentamento Rural Portal do Marape em Nova Mutum terá lançamento de Projeto de Turismo Rural,

Geraldo Lúcio, Luciano Borges e Deputado Estadual Gilberto Cattani

No dia 20 de janeiro de 2023 uma equipe composta pelo Deputado Estadual e Assentado Gilberto Cattani, Agente Tecnico da EMPAER Geraldo Lúcio, Luciano Borges Turismologo e Diretor Técnico da EL Consultoria, Assessores Parlamentar do Gabinete do Cattani, Alessandro, Alair e Edite, visitaram o Assentamento Pontal do Marape está localizado no município de Nova Mutum (264 km ao Norte de Mato Grosso)

O Objetivo foi para a mobilização da Comunidade para o lançamento oficial do Projeto de Turismo Rural no Assentamento, que ficou previsto para o mês de fevereiro de 2023.

O nome do referido Projeto é "Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Pontal do Marape".


O Assentamento está numa area de  mais de 30 mil ha, um Projeto originário da desapropriação pelo INCRA da antiga Fazenda da Três Cinco, tem 25 anos de existência, cada lote tem 70 ha


Esta cercado pelos Rios Teles Pires e Rio Marape, que em formato de um U, estes tios  praticamente circulam todo Assentamento que na sua mata ciliar constitue a reserva legal dos assentados, com muitas nascentes e corpos de águas que faz o torna um grande potencial para o desenvolvimento da piscicultura e irrigação, já existem cerca de 70 tanques escavados para criação de peixes com a grande maioria desativados por falta de política pública de incentivo para  a atividade, o mesmo acontece com a irrigação 


Tem uma produção de pecuária no sistema intensivo de forma mista, sendo de corte e leite, os pecuaristas do assentamento tem um rebanho aproximadamente  de 8 mil cabeças de gado onde comercializam o leite para laticínios e agroindústrias da região que utilizam a matéria prima para produzir queijos mussarela e colonial., e o descarte para abate em frigoríficos  também da região 30% dos agricultores familiares exercem a pecuária de leite como atividade econômica, com uma produção média diária de 70 litros de leite no período das chuvas e de 40 litros na seca. 

Numa área de 16.468 hectares e 358 produtores rurais, 68 exercem a pecuária de corte e leite no assentamento Pontal do Marape.

A produção de grãos também está muito presente no Assentamento com aproximadamente 9 mil ha principalmente com o plantio de soja e milho. 

A produção de hortifrutigranjeiros e as agroindústrias aparecem em pequena quantidade onde praticam para subsistência e venda de execedentes.

O núcleo urbano que é a sede do Distrito do Pontal do Marape tem cerca de 1.000 moradores te já conta com uma pequena infra estrutura com escola, pousada, bares/restaurantes e similares , posto de saúde, posto de gasolina, mercados, igrejas. O asfalto está chegando via município de São José do Rio Claro onde no trajeto  total de 55 km já conta com 8 km pronto. 


O projeto de Turismo Rural foi iniciativa do Deputado Gilberto Cattani que disponibilizou uma emenda parlamentar que passou pela  SecRetaria Adjunta de Turismo - SEADTUR que fez um convênio com a CORDEMATO para realização deste Projeto e a CORDEMATO contratou a EL Consultoria para auxilia-la na execução do projeto, a EMPAER que mantém um termo de parceria técnica com a SEADTUR também estará envolvida no projeto.

No final do ano de 2022 a proposta foi apresentada para prefeitura municipal de Nova Mutum e conselho municipal de turismo conjuntamente participarão de todo processo.

  A equipe na visita do dia 20 visitou a presidente da Associação de Agricultores do Assentamento para apresentar o projeto a solicitar apoio. Visitaram também alguns potenciais turísticos dentre muitos existentes.

 

O Plano de Trabalho do Projeto de forma resumida vai ter várias metas conforme descrito tais como: Inventário da Oferta Turística; Plano de Turismo de Marape; Ações de estruturação e capacitação turística; Formatação de Produto Turístico; Roteirização; Projeto de Organização da Cadeia Produtiva (APL/Cluster); Capacitação aos assentados; Orientação quanto aos Projetos de Viabilidade Econômica; Boas práticas para manejo da higiene em alimentos da agricultura familiar; Feira para Produção Associada ao Turismo; etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário