16 de janeiro de 2023

Estudantes do IFMT fazem estágio na Empaer

 Nove estudantes realizam estágios no laboratório e em cinco municípios de Mato Grosso.

Rosana Persona | Assessoria/Empaer-MT 

Estágio com alunos do IFMT/Campus São Vicente - Foto por: Empaer-MT
Estágio com alunos do IFMT/Campus São Vicente
A | A

Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do curso Técnico em Agropecuária, estão fazendo estágio no Núcleo de Laboratórios da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), localizado no município de Várzea Grande e nos escritórios regionais. No laboratório, os alunos aprendem todos os passos da micropropagação vegetal para multiplicação de mudas de bananeira e outras, desde o preparo de soluções químicas até a produção de mudas de banana in vitro.

O coordenador de Pesquisa e Fomento da Empaer, José Ricardo Brito, conta que foi celebrado um acordo de cooperação entre Empaer e IFMT / Campus de São Vicente, referente à concessão de estágio para alunos da instituição (nos termos da Lei número 11.788 de 25/09/2008), qualificação profissional e o desenvolvimento de atividades de ensino pesquisa e extensão. Conforme Brito, o acordo de cooperação tem por objetivo proporcionar aos alunos oportunidade de realização de estágio, sem vínculo empregatício na empresa.

Segundo Brito, os candidatos são selecionados de acordo com os requisitos necessários à função a ser desempenhada e de acordo com as suas atividades curriculares. Durante o estágio é designado um profissional para orientar, supervisionar e acompanhar as atividades do estagiário. Além do laboratório, técnicos da Empaer estão supervisionando sete estagiários, nos municípios de Rondonópolis, Jaciara, Pontes e Lacerda, Torixoréu e Barra do Bugres.

Empaer-MT

Atividade no laboratório de Tecido Vegetal

Em Várzea Grande, alunos do ensino médico e universitário fazem visitações aos laboratórios e aulas práticas. Também são recebidos alunos para estágio nos laboratórios.

Para produção de mudas in vitro de banana, os estagiários João Victor Pinho de Almeida e Ingrid Campos Esteves permanecem seis horas diárias no laboratório e necessitam de uma carga horária total de 210 horas, conforme exigência do curso.

A estagiária Ingrid termina o curso de técnico em agropecuária em 2024, e tem a intenção de encerrar o ensino médio e prestar vestibular para zootecnia para trabalhar com animais de grande porte. Ela relata que o laboratório de Tecido Vegetal tem bastante atividade, por isso está aprendendo na prática a fazer o meio de cultura utilizando as mudas e brotos. “Estou aqui apenas uma semana e vou aprender todo o processo para produção de mudas in vitro. Essa área é muito interessante e estou bem entusiasmada com toda informação”, ressalta.

O estudante João Victor está encerrando o curso e se forma em março deste ano. Ele também recebe orientações por meio de técnicas de micropropagação, com controle de qualidade em todas as fases de produção. As tarefas no laboratório contam com informações técnicas e práticas. Conforme João, encerrando o ensino médio pretende fazer uma faculdade e ingressar no curso superior em tecnologia de alimentos. “Eu gosto muito dessa atividade em laboratório, me vejo atuando nessa área de forma profissional”, diz.

No laboratório de Cultura de Tecido Vegetal, os estagiários são supervisionados pelo técnico agrícola da Empaer, Guilherme Araújo Pessoa, e estão recebendo orientações de como preparar o meio de cultura, procedimento, assepsia e esterilização, manipulação do material vegetal in vitro, manutenção, noções dos equipamentos utilizados e outros. O laboratório atua produzindo mudas de alta qualidade a partir de plantas rigorosamente selecionadas. É especializado principalmente na cultura da bananeira, além de desenvolver com plantas ornamentais (orquídeas e flores tropicais) e abacaxi. As mudas são produzidas in vitro isentas de pragas, doenças e com a vantagem de produzir mais que as plantas convencionais.

“Toda essa tecnologia é repassada para os estagiários que acompanham todo processo com a escolha da planta retirada do rizoma, limpeza e desinfestação do explante, inserção do explante em meio de cultura, brotações, enraizamento, aclimatização e plantio. Esse método de propagação e produção de mudas, vêm sendo desenvolvidos e aperfeiçoados para elevar a taxa de multiplicação em curto espaço de tempo e melhorar a qualidade das mudas”, explica Pessoa.

Empaer-MT

Produção de mudas de banana in vitro

A turma é formada de nove jovens que estarão aptos a atuar como técnicos agropecuários em diversas áreas produtivas de intituições públicas, privadas e outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário