16 de janeiro de 2023

As mulheres são as protagonistas na realização das Feiras de Exposição e Vendas de Produtos da Agricultura Familiar. (Por Geraldo Lúcio)

 As Feiras Livres da Agricultura Familiar fazem parte de uma política pública prioritária que proporcionasegurança alimentar, abastecimento e comercialização de produtos e serviços com sustentabilidade dos   hortifrutigranjeiros.


Historicamente, a área rural é caracterizada pelo poder de decisão do homem, como gestor e provedor de todos os recursos necessários para a manutenção familiar. 


Com a intervenção das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento socioeconômico no meio rural, tem se priorizado a redução da desigualdade de gênero, raça e geração, fator mais comum no meio rural, principalmente em regiões mais remotas.  Nos últimos anos tênis observado  que as mulheres aparecem de forma significativamente  quanto ao seu protagonismo e a sua participação no orçamento e no planejamento familiar e da unidade produtiva na agricultura familiar 


No tocante as Feiras da Agricultura Familiar vemos que contempla empreendimentos rurais organizamos formalmente ou informalmente.

Produtos primários  in’natura como: produtos do extrativismo primários, de origem vegetal, frutas, legumes, verduras,  de origem animal, leite,  animais vivos e carnes diversas.

Produtos transformados: Derivados de leite, laticínios em geral, embutidos e defumados, doces, licores, cachaças, vinhos, compotas, produtos transformados do extrativismo: castanhas, amêndoas, mel, etc.

Artesanato em fibras, sementes, madeiras, etc.


No que se refere à questão de gênero, as Feiras contempla um público de famílias, das quais uma boa porcentagem são jovens, e notamos a presença principalmente das mulheres, demonstrando que as mulheres têm uma participação plena e efetiva no processo de gestão e tomada de decisão. 


As mulheres são vistas na propriedade na cadeia produtiva dentro da propriedade, mas da porteira para fora, as mulheres também se efetivam com destaque na comercialização, pois são maioria na gestão e na atividade comercial.


As mulheres se destacam  no encargo do planejamento econômico de toda a cadeia produtiva, mensurando os investimentos, custeios, despesas e receitas do trabalho desenvolvido, o que traz empoderamento, consolidando-se como uma atividade economicamente rentável para o produtor rural, o qual passa a se relacionar diretamente com facilidade junto o consumidor final.


Assim quanto vamos até uma feira livre de exposição e vendas de produtos da agricultura familiar é possível observas a maioria de protagonistas mulheres no processo com índices atuais de  79% de participação em detrimento a presença dos homens. 


Geraldo Lúcio, Zilair Martins
do Empório Serra Pantaneira  e Naja Varley 


A Serra Pantaneira é a propriedade da agricultura familiar  Zilair,    ela produz  a cana de açúcar e faz a cachaça  em seu proprio alambique na Comunidade Quilombola Morro Cortado na sua  propriedade,  cachaça  denominada Serra Pantaneira.


 Além da cachaça Zilair  fabrica vários derivados da banana da sua própria produção, como por exemplo a banana chips.


 Sua propriedade é de administração familiar, onde  cultivam, cana, banana e  reflorestam, com cumbaru.


Além da mão de obra familiar, já estão proporcionando emprego para  outras pessoas da comunidade.


A Serra Pantaneira  fica aproximadamente 70 km da BR 070 de Cuiabá sentido a Cáceres ao lado direito da rodovia.


Zilair iniciou o seu empreendedorismo da porteira para dentro e da porteira para fora na comercialização de seus produtos em feiras livres, eventos turísticos, exposições. Atualmente ela conseguiu a sua tão sonhada loja de Exposição e Vendas de seus produtos, ( Empório Serra Pantaneira) onde ela comercializa os seus e diversos outros produtos da Agricultura Familiar da região.


Zilair é um exemplo do protagonismo da mulher na gestão da propriedade da porteira para dentro e para fora, da comercialização.




Geraldo Donizeti uLúcio 

Agente Tecnico da EMPAER - MT

Especialista em Turismo Rural

Pastor auxiliar do Ministério Voz da Verdade CN Cuiabá Sede

Blogueiro deste.



Nenhum comentário:

Postar um comentário