16 de janeiro de 2023

A Feira da Agricultura Familiar, fomenta a produção rural e promove o Turismo Rural, como fator de atratividade turística - (Por Geraldo Lúcio).



A feira da Agricultura Familiar  causa impactos econômicos positivos e sociais importantes para o segmento  da Agricultura Familiar, podendo ser um fator de atratividade turística no município e na localidade protagonista.


A feira  além de suprir com qualidade a alimentação da população local, também contribui com a economia das respectivas localidades, onde se realizam. 


As rendas geradas pela feira possuem como principal destino o comércio da população urbana, que por sinal, é um indicador econômico que, por vezes, passa despercebido pelos órgãos municipais, sendo alvo de pouca atenção e incentivo. 


Os  espaços formatados para comercialização possibilitam que os agricultores familiares vendam seus produtos diretamente ao público consumidor, reduzindo a interferência de atravessadores que possam prejudicar o lucro direto da produção.


Além de ser um canal de comercialização, a feira tem o papel fundamental de fomento ao associativismo, cooperativismo, turismo rural entre os agricultores, os consumidores e o poder público, com a vantagem de oferecer à população e visitantes (turistas) a oportunidade de comprar produtos frescos, diretos do campo com preços mais acessíveis. 


No aspecto geral, a feira  representa uma alternativa viável dos agricultores escoarem mais facilmente a produção.


A feira ocorre beneficiando três  agentes: 

  1. Os feirantes agricultores familiar, 
  2. Os que se abastecem para o comércio urbano; (comerciantes)
  3. Os consumidores, população (local ou turistas)


Além disso, percebe-se que os feirantes sempre são inclusivos e solidários, sendo que além de comercializarem produtos e de terceiros, também destinam alguns de seus excedentes de feiras para doações no urbano e rural.


A feita se constitui num dos melhores canais de comercialização para agricultura familiar, pois funciona como termômetro de qualidade dos produtos. 


A feira é o melhor mercado por excelência onde o consumidor pode se comunicar diretamente com o produtor e dar um retorno direto sobre como estão os alimentos à venda e praticar a livre comercialização em negociação dos valores. 


A opção por comercializar produtos em feiras garante ao agricultor familiar rentabilidade e movimenta a economia de muitas famílias que vivem no meio rural


O fato de se relacionar diretamente com o consumidor, sem o atravessador, melhora o valor agregado e recebido pelos produtos.


A feira é um canal de comercialização que ainda proporciona a inserção e inclusão  dos pequenos produtores no mercado, pois não são necessárias grandes quantidades de produtos agrícolas para um dia de feira.


Portanto  é um espaço em que, tanto o pequeno agricultor, quanto quem pratica agricultura familiar, pode inserir e incluir  seus produtos e, por conseguinte, passar a fazer parte de um algo maior. Desde que passam a integrar a economia e a cultura dessas regiões: abastecendo as cidades pequenas e o entorno. 

Muitas vezes, por intermédio de comerciantes locais, acabam por abastecer cidades pequenas, mas distantes das rotas de distribuição de alimentos, contribuindo assim, com a economia local por meio da circulação de dinheiro no comércio. 


Uma vez que a economia está interligada com o sistema produtivo, logo a feira está interligada com o sistema produtivo, ao proporcionar a geração de empregos e rendas .


A feira também pode ser uma porta de entrada para outras atividades de rentabilidade econômica para os agricultores, como o advento do turismo rural.


O turismo rural pode ser desencadeado no município, na localidade onde está  sendo realizada a feira, pois a partir dos alimentos expostos e comercializaria, os consumidores ficam curiosos para saber como é a unidade de produção familiar de origem dos produtos. 

E o produtor rural pode a partir dessa troca, considerar o agendamento de visitas turísticas à sua propriedade, dando início a uma nova atividade na propriedade ou novo serviço, que é conhecido como segmento do turismo rural.




Geraldo Donizeti Lúcio 

Agente Tecnico da EMPAER - MT

Especialista em Turismo Rural

Pastor auxiliar do Ministério Voz da Verdade CN Cuiabá Sede

Blogueiro deste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário