28 de dezembro de 2022

Projeto que exclui MT da Amazônia legal tem novo relator

 DEU NO METRÓPOLES 

O projeto já teve dois relatores que desistiram do posto

Publicado em

 

O texto apresentado no começo do ano pelo deputado Juarez Costa (MDB), pode trazer um retrocesso grave, segundo ambientalistas. O projeto tramita na Comissão de Meio Ambiente da Casa.

Foto: Reprodução

Leia também; Blairo teria articulado filiação de Buzetti e Lacerda no PSD

Segundo o deputado Juarez Costa, o objetivo é aumentar a produção, gerar mais empregos, baratear o preço dos produtos e continuar preservando o meio ambiente. O deputado ainda entende, que “Mato Grosso está no limite do potencial produtivo em função de um entendimento errado na legislação ambiental sobre o bioma do território do Estado”, diz Juarez Costa em um artigo.

Já o Procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira diz que a retirada do estado da Amazônia Legal “é um tiro no pé”. Os desmates podem colocar em risco a própria produção agrícola, acarretando em poucas chuvas, já que a produção depende das chuvas, até mesmo para iniciar o plantio.

“A porção sul e zonas de transição amazônicas são fundamentais para transportar massas de ar úmidas para o centro-sul do Estado de Mato Grosso e do Brasil. Na impossibilidade de transportar o ar úmido resultante da evapotranspiração das florestas, as massas de ar carrearão menos chuvas e, portanto, colocarão em risco hídrico as cidades e produções agrícolas, mesmo aquelas localizadas a milhares de quilômetros da própria Amazônia” pontou o Procurador-geral, em um artigo.

Fonte: Metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário