25 de outubro de 2022

Empaer e parceiros realizam visita técnica na comunidade Bom Jardim, no município de Nobres

 A visita contou com a participação de produtores rurais, donos de pousadas, artesãos, conselheiros de turismo e outros.

Rosana Persona | Empaer/MT 

A Comunidade Bom Jardim, conhecida pelos rios cristalinos com várias espécies de peixes, grutas e cachoeiras - Foto por: Empaer/MT
A Comunidade Bom Jardim, conhecida pelos rios cristalinos com várias espécies de peixes, grutas e cachoeiras
A | A

         Com objetivo de fomentar o turismo rural que tem movimentado a economia, gerado empregos e promovido uma solução a mais para o produtor complementar a sua renda, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e Prefeitura Municipal de Glória D’Oeste realizou uma visita técnica na cidade de Nobres (146 km Médio-Norte de Cuiabá), na Comunidade Bom Jardim, conhecida pelos rios cristalinos com  várias espécies de peixes, grutas e cachoeiras. A visita contou com a participação de produtores rurais, donos de pousadas, artesãos, conselheiros de turismo e outros.

         O extensionista da Empaer, Robson Junior Hartmann, explica que a finalidade da visita foi mostrar o funcionamento da atividade turística na região com enfoque no planejamento estratégico e integrado, capacidade gerencial para administrar as finanças, recursos humanos, comercialização dos roteiros, relações comerciais, ambientais, preços praticados e outros.  O extensionista da Empaer, Geraldo Donizeti Lúcio, fala que os participantes puderam tirar dúvidas e conferir na prática como funciona toda a atividade turística na comunidade.

         O Casal de produtores rurais, Paulo Pereira Rocha e Divina Balduína Rocha, proprietários da Pousada Brisa da mata, localizada no município de Rio Branco (356 km a Oeste da capital), participaram da visita. Divina destacou que conhecer as belezas naturais do local, ajudou a compreender melhor a atividade e trouxe oportunidades de serviços que serão aplicadas no seu empreendimento. Ela já pensa em ampliar o atendimento com a construção de um espaço para garantir acomodações e pernoite aos visitantes.  Outro ponto importante que destaca é a sinalização de todo o local turístico com horários para visitação.

      Os participantes conheceram todas as instalações

       “Fiquei encantada com a visita e o que me chamou a atenção foi a parceria dos produtores vizinhos. Sempre pensei nessa forma de ampliar o nosso negócio no campo, o trabalho em conjunto é uma oportunidade que pode gerar renda e lucro pra todos. Muita coisa pode ser mudada e melhorada na nossa propriedade. Pretendo fazer produtos para comercializar como por exemplo, doce de leite, queijo, frango limpo e outros. Chegamos em casa com outra visão, mais animados e com a ideia de melhorar a cada dia o nosso empreendimento”, destaca divina.

         A artesã, Neuza Aparecida Xavier, do município de Mirassol do Oeste, fala do trabalho que conheceu e que está dando certo, a parceria dos produtores rurais, um modelo a ser copiado para gerar crescimento para a comunidade. “Como artesã, senti falta das lembrancinhas que turistas gostam de levar para os amigos e parentes. Vi uma oportunidade de negócio que pode dar certo em nossa cidade”, enfatiza Neuza.

 Segundo Robson, a visita é parte integrante do Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo, que prevê o fortalecimento dos conselhos municipais de turismo, realização do Inventário e do Plano turístico municipal e formalização da instância de Governança Regional (IGR). O extensionista da Empaer, Jorge Augusto Assis, ressalta que o termo de cooperação técnica assinado entre a empresa, Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e municípios da região Oeste possibilitou a realização da visita técnica.

         Durante dois dias (19 e 20/10), o proprietário da Pousada em Bom Jardim, Vicente Campos, pioneiro do turismo no município, conduziu o grupo na visita e respondeu os questionamentos dos participantes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário